Sucesso do pequeno negócio está no diferencial de relacionamento

 As mudanças comportamentais com o advento da tecnologia foram discutidas nesta quarta-feira, 15, durante a palestra de Arthur Igreja no Seminário de Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Empresarial e Pessoal, realizado no auditório da Factiva, em Valença, Baixo Sul do estado. O evento, que contou com público expressivo, integra a Jornada Empreendedora que encerra as atividades nesta quinta, 16, em Santo Antônio de Jesus.

Arthur é considerado um dos maiores palestrantes técnicos do país, atuando com Allan Costa e Ricardo Amorim, do Manhattan Connection, e na plataforma Triple A (AAA), que oferece informações de inovação e estratégias sobre o desenvolvimento de empresas. Para ele, primeiro, é preciso buscar ajuda e as lições aprendidas de outros pequenos negócios. “A internet é fantástica para isso, porque nela é possível buscar casos de sucesso de atendimento e embalagem diferenciadas, buscar ajuda de entidades como o Sebrae, por exemplo, que apresenta uma série de programas para o micro e pequeno empresário. Então, é preciso, realmente, buscar o relacionamento com o cliente. É no diferencial de relacionamento que está o sucesso do pequeno negócio”, afirmou o palestrante sobre o caminho ideal para os micro e pequenos negócios se manterem no mercado competitivo e tecnológico.

Segundo o especialista, é no pequeno empreendedor que a inovação e o bom relacionamento com o cliente devem estar presentes. “A inovação tem que estar presente na vida do pequeno empreendedor porque ele consegue ter um contato mais próximo com seu consumidor do que as grandes marcas. Muitas vezes o pequeno acha que a grande marca, por ter poder financeiro e um site e-commerce, por exemplo, é um grande competidor. Mas o pequeno tem tudo na frente, que é poder conhecer e inovar, olhar a mudança comportamental e adaptar o atendimento para ser mais próximo do consumidor, que é a coisa mais importante que ele pode fazer”.

Cláudia Cardoso é especialista e marketing e professora e participou do seminário. Ela já pretende compartilhar o conhecimento adquirido com seus alunos em sala de aula. “A palestra agregou bastante para a minha profissão, pois dou aula e pretendo passar os conhecimentos a diante. Arthur deixou claro a importância de estarmos abertos ao novo, à inovação. Sem dúvida alguma, meus alunos serão alertados para que percebam essas novas tendências e novas perspectivas para o futuro deles”, destacou.

Ela, que assiste à maioria das palestras do Sebrae em Valença e região, está atenta para a importância da qualificação e para a necessidade da profissionalização dos negócios com foco no cliente. “Palestras como essa sempre agregam para nós enquanto pessoa e profissional. Às vezes, estamos muito focados no nosso produto e não olhamos para nosso concorrente. Precisamos atender da melhor forma para que o cliente saia satisfeito do nosso negócio e não procure o concorrente”, completou.

A contadora Dalila Zarpelon vê no conteúdo aprendido a necessidade de sair da zona de conforto e inovar no empreendedorismo e nas relações interpessoais. “É muito importante trazer esse relacionamento com o cliente. Para mim, o que fica é a necessidade de levantar amanhã da cama e conseguir fazer algo novo para mim enquanto pessoa e como profissional também, melhorando meu relacionamento interpessoal na vida privada e nos negócios”, pontuou.

Gestor da agência de atendimento do Sebrae em Valença, Ângelo Fahning compartilha o sentimento de missão cumprida. “Tivemos casa cheia com a presença expressiva dos empresários e empreendedores de Valença e região que atenderam a um chamamento do Sebrae. Na verdade, quando trazemos um profissional, já trazemos com a certeza de que a região demanda por especialistas desse gabarito, que venham contribuir com a transformação dos empreendedores da nossa região”, finalizou.

Iniciada no dia 7, a Jornada Empreendedora encerra suas atividades nesta quinta-feira, 16, mais uma vez, com a palestra de Arthur Igreja no auditório do Centro de Convenções Pena Branca, em Santo Antônio de Jesus.

Rafael Lopes – Agência Sebrae de Notícias Bahia /FOTO: Iana Souza


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia