Cachoeira: Turismo ganha força durante a Flica

Foto: Tatiana Azeviche

A integração natural entre cultura e turismo ganha destaque durante a 8ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), aberta nesta quinta-feira (11), no Recôncavo Baiano. A secretária estadual Arany Santana (Cultura) e o secretário José Alves (Turismo) participaram da cerimônia de abertura da programação.

Considerado um dos maiores eventos literários do país, a festa é realizada com patrocínio do governo do Estado e atrai grande número de turistas, o que se traduz em ocupação hoteleira de 100%. “Isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito para preparar cada vez mais o destino para receber os visitantes, com a melhoria de infraestrutura, qualificação dos serviços e legalização do setor”, afirmou o secretário do Turismo José Alves.

Eventos como a Flica potencializam o turismo e a economia do município, como fica evidente no movimento da hotelaria.  “Antes mesmo de se definir a data do evento já tínhamos uma lista de espera por vagas”, disse Euler Oliveira, recepcionista da Pousada Pai Thomaz, que possui 13 apartamentos. Segundo ele, as vagas esgotaram assim que o evento foi anunciado.

O hotel Convento do Carmo, o mais tradicional da cidade, também teve os seus 26 apartamentos reservados com antecedência, segundo a recepcionista Josinete Conceição Batista: “Já em agosto alcançamos plena ocupação para o período da festa literária”.

Em São Félix, separada de Cachoeira pela ponte Dom Pedro II, hotéis e pousadas também lotaram. “Nossos 23 apartamentos estão todos ocupados entre 11 a 14 de outubro”, informou Rejane Bispo, da recepção da Pousada Paraguassu.

 

Grandes autores

Debates, lançamentos de livros, exposições e apresentações artísticas fazem parte da programação da Flica, que este ano homenageia a escritora Conceição Evaristo.  Entre as atrações estão nomes como Patricia Hill Collins, Djamila Ribeiro  e o português Valter Hugo Mãe.

Após a primeira etapa da programação, o secretário do Turismo, José Alves, e o subsecretário Benedito Braga percorreram estandes da festa literária. As secretárias da Promoção da Igualdade Racial, Fábia Reis e de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, também participaram, assim como o superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Jorge Ávila.

Fonte: Tribuna do Reconcavo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia