Chuva forte causa alagamentos em Itajuípe e prefeitura decreta situação de emergência

As fortes chuvas que vêm caindo em Itajuípe, no sul da Bahia, causou alagamentos na quinta-feira (6) e, por conta dos estragos, a prefeitura decretou situação de emergência. O rio Almada, que passa pelo município, está cheio, e os bairros que ficam próximos ao rio são os mais afetados.

O volume de água no rio Almada já chama atenção de quem passa pela rodovia BA-262. De acordo com a prefeitura, a situação pode ficar ainda mais complicada, porque a previsão é de chuva para a região. Nesta sexta-feira (7), a chance de chuva é de 60%, segundo o Climatempo. Na cidade, a temperatura varia entre 21ºC e 34ºC.

Por conta das chuvas, foram registrados alagamentos em algumas casas do bairro Beira Rio. No local, 22 famílias estão em situação de risco e foi preciso disponibilizar uma escola para que esses moradores pudessem se instalar temporariamente. A preocupação da prefeitura é que alguns moradores preferiram continuar nas casas.

A Praça 7 de Setembro, na cidade, ficou completamente alagada. No bairro Acácio Almeida, mais conhecido como Novo Itajuípe, a água também invadiu algumas casas. Edvan de Jesus, morador do local, notou que o volume do rio continua subindo e está preocupado.

“A gente não pode ficar em um lugar desses. meu sogro e minha sogra estão aqui na casa, estão acamados e mais tarde vamos ter que tirar eles daqui”, disse.

No centro da cidade, uma máquina da prefeitura retirou da ponte da praça Adonias Filho as baronesas.

Outro caso

Prefeito da cidade de Milagres decretou situação de emergência após chuvas fortes — Foto: Neto Cabral/ Arquivo Pessoal

Prefeito da cidade de Milagres decretou situação de emergência após chuvas fortes — Foto: Neto Cabral/ Arquivo Pessoal

 

A Prefeitura da cidade de Milagres, a 234 km de Salvador, também decretou situação de emergência, na terça-feira (4), por conta das chuvas que vêm caindo no município desde 30 de novembro.

Segundo a prefeitura, ao menos 5.200 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Algumas famílias ficaram desalojadas, outras perderam eletrodomésticos e outros bens.

A Defesa Civil da cidade informou que cinco pessoas ficaram feridas e que o número de desalojados ainda está sendo contabilizado. O órgão informou que o caso mais grave foi o de um adolescente de 14 anos, que foi arrastado pela chuva. Ele teve ferimentos, mas foi socorrido para o hospital municipal da cidade, onde foi medicado e liberado.

Com as chuvas, instalações públicas, barragens, estradas rurais e acessos vicinais da cidade de Milagres ficaram ficaram danificados. Além disso, segundo a Defesa Civil, residências, escolas e postos de saúdes foram invadidos pela água da chuva.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia