MP-BA realiza operação para combater entrada de drogas e celulares em presídios

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (13) para reprimir a entrada de drogas e aparelhos celulares por visitantes em presídios do estado. Denominada “Operação Metatheria”, a ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), em conjunto com a Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap).

No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos estabelecimentos prisionais de Salvador e cinco mulheres foram presas temporariamente. Elas atuavam a serviço de uma facção criminosa com atuação no estado. Os mandados de busca e apreensão e de prisão temporária foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro da Capital. Os alvos foram detentos dos presídios de Salvador e Lauro de Freitas e de mulheres cadastradas como visitantes que atuavam para a facção criminosa. Elas levavam drogas e celulares nas partes íntimas do próprio corpo para adentrar os presídios.

Segundo o Gaeco, o objetivo do grupo com essas ações ilícitas era facilitar a comunicação de lideranças da organização criminosa com seus comandados e aumentar seus ganhos financeiros por meio de um rentável comércio de drogas dentro dos presídios. Os mandados foram cumpridos nas residências das visitantes e nas celas ocupadas pelos detentos. Foram apreendidos drogas, armas, celulares, chips e escritos relacionados aos crimes investigados. Participaram da operação sete promotores de Justiça e 12 agentes policiais do MP-BA, 11 agentes da Coordenação de Monitoramento e Avaliação e oito agentes do Grupo Especial de Operações Prisionais da SEAP, além de 78 policiais militares.

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia