Embasa diz que não é responsável por esgoto que cai na praia em Salvador

Embasa diz que não é responsável por esgoto que cai na praia em Salvador

Foto: Bahia Notícias

A Embasa divulgou nota nesta terça-feira (22) afirmando que as grandes tubulações que despejam água diretamente nas praias de Salvador não fazem parte da sua rede coletora de esgoto. Segundo o órgão, elas integram redes de drenagem pluvial, que levam água da chuva e podem trazer mau cheiro por conta de sujeiras encontradas nas ruas.

 

De acordo com a Embasa, o esgoto despejado pelas suas tubulações não traz risco de poluição às praias de Salvador. “A Embasa coleta o esgoto dos imóveis ligados em sua rede e dá destinação final, pelos emissários submarinos, ao efluente condicionado, que é lançado a distância segura da costa, em profundidade oceânica, sem riscos de poluição das praias do município”, diz a nota.

 

A empresa admite que pode haver esgoto lançado indevidamente nas redes de drenagem de água da chuva, mas como resultado de ligações clandestinas dos imóveis e não da rede operada pela Embasa. “A fiscalização da empresa é capaz de verificar se o imóvel não está ligado à sua rede, mas não tem como determinar se a ligação de esgoto do imóvel foi feita na drenagem, num córrego ou em fossa”, diz o texto.

 

A questão veio à tona nesta terça após o prefeito ACM Neto ameaçar acionar a Embasa judicialmente por crime ambiental. “Dizer que esse material que está sendo jogado na faixa de areia, de cor preta, é fruto da rede pluvial, sendo que nem choveu ontem na cidade, é no mínimo um contrassenso”, escreveu no Twitter.

Fonte:BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia