Menino baiano de 9 anos vai estudar balé no Bolshoi graças a vaquinha online

Em apenas dois dias, a família de Jonathan de Araújo Santos, de 9 anos, conseguiu arrecadar quase o dobro da meta prevista na “vaquinha” online para financiar a ida do jovem bailarino para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Santa Catarina.

No próximo dia 21, o baiano, morador de São Gonçalo do Retiro, na periferia de Salvador, embarca com a mãe, Denize de Araújo Santos, de 50 anos, e a irmã, Samanta, de 14, para Joinville (SC), onde vai morar pelos próximos 8 anos. A irmã mais velha, Beatriz, de 18 anos, e o pai, o policial militar Josué dos Santos, de 53 anos, vão continuar na cidade. As aulas de balé começam no dia 11 de fevereiro, e Jonathan e a irmã já estão matriculados em escolas estaduais da cidade catarinense.

Como Denize está desempregada e apenas o pai de Jonathan trabalha, a família precisa de ajuda financeira para custear as despesas de viagem e moradia. Para bancar as duas etapas das seletivas, em Joinville, Josué pegou empréstimos e até milhas aéreas com amigos.

Por conta disso, a Associação Classista de Educação e Esporte (ACEB) se mobilizou e lançou uma campanha de financiamento coletivo na última segunda-feira (7). A meta de R$ 10 mil reais foi alcançada, e até a manhã desta quarta-feira (09) o valor atingido já passava de R$ 18 mil.

Com a data da viagem chegando, no dia 21 de janeiro, a mãe do pequeno bailarino se disse animada.

— Eu estou muito feliz, maravilhada com essas pessoas tão boas que estão ajudando um brasileiro a conquistar o mundo, um sonho do Jonathan que já é nosso, falou.

Jonathan começou a dançar balé em agosto de 2018, por acaso. Depois de a irmã dele, Samanta, chegar atrasada e ser eliminada de uma seletiva de canto, o garoto acabou se inscrevendo no processo seletivo do Bolshoi, que acontecia no mesmo local.

— Jonathan tem muita flexibilidade. O potencial dele é esse, que tem tudo a ver com o balé. Ele nunca fez dança e tinha talento. O Bolshoi descobriu ele — contou Josué.

Com alunos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a Escola de Teatro do Bolshoi no Brasil foi fundada há quase 19 anos e é a única filial do famoso teatro russo.

Para mais informações sobre a campanha de financiamento coletivo, visite o site da vaquinha , que estará disponível até o dia da viagem da família.

*oGlobo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia