Familiares de Moa do Katendê se emocionam em homenagem ao artista morto em 2018

 

Foto: Divulgação

 

O mestre de capoeira e produtor cultural Moa do Katendê foi homenageado neste sábado (23) em Salvador. Ao som de atabaques, berimbaus e de um Afosé, familiares de Moa receberam emocionados a Comenda Câmara Cascudo das mãos da deputada federal Lídice da Mata. O evento ocorreu no Colégio Victor Civita, na comunidade de Dique Pequeno, mesmo local onde o artista foi assassinado no ano passado. Além de filhos e sobrinhos de Moa, participaram do ato capoeiristas, músicos e estudantes.

O produtor cultural foi morto no ano após uma discussão política no dia do primeiro turno das eleições. O mesmo homem com quem discutiu, foi em casa, buscou uma faca e o atingiu por trás com cerca de 12 golpes. O acusado foi preso dias depois. Também participaram das homenagens as secretárias de Estado Arany Santana (Cultura) e Fabya Reis (Promoção da Igualdade Racial), além dos vereadores Silvio Humberto e Marta Rodrigues, bem como integrantes de movimentos culturais da cidade.

No mesmo evento, a professora e diretora Rodrenice Santana aproveitou a oportunidade e fez um pedido em nome de toda a comunidade. Ela pediu a mudança do nome da escola para Colégio Estadual Moa do Katendê.

*Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia