Hemoba convoca doadores em Varzedo, Mutuípe e outros municípios a fim de garantir estoque de sangue durante o Carnaval

O Carnaval é sempre uma das datas mais esperadas pelos brasileiros, sobretudo pelos baianos. Mas nem tudo é festa. Durante o período, os índices de acidentes nas estradas e agressões físicas nas ruas aumentam significativamente.

Visando garantir atendimento durante a folia, a Fundação Hemoba está com uma operação espacial para captação de doadores de sangues em Salvador e no interior do estado.

“Até sexta-feira, as unidades móveis circulam atendendo na capital e nos municípios de Feira de Santana, Jiquiriçá, Mutuípe e Varzedo.

De acordo com a coordenadora de captação da Fundação Hemoba, Iara Matos, todos os tipos sanguíneos estão sendo coletados, mas os tipos O-, AB-, A- e B- são os que mais faltam.

“O doador universal é o O-, sangue considerado raro e que atende a qualquer pessoa, então estamos convocando em especial esses doadores para comparecer [em algum dos locais de coleta]. O Carnaval é configurado como uma das maiores festas do mundo, por isso o Hemocentro precisa estar com seu estoque de sangue seguro, para atender toda situação de urgência e emergência. Nessa época, muitas pessoas pegam a estrada, há acidentes, além dos casos de trauma e agressões físicas. Temos muito mais atendimento no período festivo”, disse.

O que é preciso para doar?

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que, no momento da doação, os menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal. As pessoas com mais de 60 anos, por sua vez, só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes de atingir esta idade.

A Hemoba recomenda que o candidato esteja em boas condições de saúde e tenha mais de 50 quilos. No dia da doação, é preciso estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Outra orientação é que bebidas alcoólicas sejam evitadas pelo menos 12 horas antes da doação. Também é preciso estar sem fumar por 2 horas.

Confira o roteiro dos hemóveis durante o mutirão

  • SALVADOR – BA

Onde: Escola Politécnica da UFBA – Rua Prof. Aristides Novis, 2, Federação
Quando: 19 a 22 de fevereiro (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

  • FEIRA DE SANTANA – BA

Onde: Núcleo Regional de Saúde – Av. Eduardo Fróes da Mota
Quando: 18 a 22 de fevereiro (segunda a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

  • JIQUIRIÇÁ – BA

Onde: Rua Dr. José Gonçalves da Silva, s/n
Quando: 19 de fevereiro (terça-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

  • MUTUÍPE – BA

Onde: Em frente à Câmara Municipal de Vereadores
Quando: 20 de fevereiro (quarta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

  • VARZEDO – BA

Onde: Rua 8 de Dezembro
Quando: 21 de fevereiro (quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

*Bahia.Ba