Animal marinho é encontrado morto em praia do sul da Bahia

Foto: Divulgação/Projeto (A)mar

Uma Kogia Sima, espécie marinha prima distante dos golfinhos, foi encontrada morta na Praia do Me Ache, em Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (22).

Conforme o projeto A-mar, o aparecimento do animal, conhecido também como “Cachalote Anã”, na região é raro. O último registro foi feito há mais de 20 anos.

De acordo com informações do biólogo Wellington Laudano, do Projeto A-mar, a Kogia Sima é uma das três espécies de cachalotes existentes no mundo, e ficou popularmente conhecida como baleia por causa do romance “Moby Dick”, no entanto o mamífero pertence à família dos golfinhos.

O biólogo informou que o animal tinha cerca de um metro, não foi possível identificar o sexo e que eles preferem águas profundas, mas ainda assim aparecem em regiões costeiras para se alimentar.

A ONG coletou o material para investigar a causa da morte do animal. A Kogia Sima foi enterrada na praia.

Espécie raríssima foi encontrada na praia Me Ache, em Ilhéus — Foto: Divulgação/Projeto (A)mar

Espécie raríssima foi encontrada na praia Me Ache, em Ilhéus — Foto: Divulgação/Projeto (A)mar

Segundo Wellington Laudano, a Cachalote Anã não é muito observada pelos biólogos e a maioria das informações vem de espécies que encalham nas costas brasileiras e mundiais.

Ainda de acordo com o biólogo, as cachalotes se alimentam de lulas, polvos e peixes. Uma vez que é uma espécie mais costeira que as demais cachalotes, pode ser mais vulnerável às interferências humanas, como a pesca e a poluição.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia