Detran-BA troca experiências com instituições de trânsito e tecnologia do Rio Grande do Sul

Para trocar experiências sobre inovações tecnológicas, representantes do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) visitaram ontem (1°), em Porto Alegre, o Detran-RS e a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Prosergs). Eles discutiram políticas públicas que estão modernizando os departamentos de trânsito no país.

Os gaúchos desenvolveram o projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que deu mais rapidez e segurança aos serviços relacionados a condutores e veículos. O modelo descentralizou procedimentos, com foco no controle e regulação.

“Eles têm infraestrutura de tecnologia similar à nossa. A diferença é que o Detran gaúcho atua como uma espécie de agência reguladora e investe muito em projetos de tecnologia da informação. Assim, manteve a competência concentrada em fiscalização, julgamento de recursos e exames de direção. As outras atividades são tocadas pelas autoescolas e cartórios. Vamos analisar o que podemos aproveitar para implantarmos na Bahia”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Nesta terça-feira (2), a comitiva do governo baiano estará em Curitiba, onde vai conhecer experiências que deram certo no Detran do Paraná e serviram de modelo para outros estados.

Assessoria de Comunicação – DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia