Sistema Ferry-Boat vai contar com 5 embarcações para atender demanda do feriado Semana Santa

Saídas ocorrerão de hora em hora, com poucos extras, devido à limitação no número de ferries disponíveis; é esperado um fluxo de 88 mil pessoas nos seis dias de operação

A operação preparada pela Internacional Travessias Salvador (ITS) para o feriado da Semana Santa,entre 17 e 22 de abril, contará com cinco embarcações, devido à saída dos ferries Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu para docagem.  Estarão disponíveis os barcos Ivete Sangalo, Pinheiro, Maria Bethânia, Dorival Caymmi e Anna Nery.

As saídas das embarcações irão ocorrer nos horários regulares, de hora em hora, com poucas viagens extras, já que o número de embarcações disponíveis será menor neste feriado. Também em razão disso, o volume autorizado das vagas do serviço Hora Marcada foi reduzido de 30 para 20 vagas nos horários oficiais. A empresa abriu 160 vagas extras distribuídas na madrugada (1h e 4h) dos dias 19/04 (saída de São Joaquim) e 22/04 (saída de Bom Despacho), como forma de minimizar o impacto da baixa disponibilidade de embarcações no período. Ao todo, são 4.855 vagas de Hora Marcada, e para verificar a atual disponibilidade é necessário acessar o site de compra das passagens www.internacionaltravessias.com.br. As passagens deste serviço são disponibilizadas no sistema sempre com 30 dias de antecedência.

Nestes seis dias, são esperados em torno de 12 mil veículos e cerca de 88 mil pessoas, considerando a demanda de saída e retorno à Salvador. Ano passado, no mesmo feriado foram transportados 14 mil veículos e 99 mil pessoas. A ITS espera maior movimento nos dias 17 e 18 de abril (quarta e quinta-feira), saindo de Salvador; e no retorno, em Itaparica, dias 21 e 22 (domingo e segunda-feira).  Os horários oficiais das travessias são: das 5h às 23h30, em dias de semana e no sábado, e das 6h às 23h30, no feriado e no domingo – sempre de hora em hora. A última viagem do dia não ocorre às 23h, e sim às 23h30.

A operação da Semana Santa conta com a parceria de órgãos de Salvador e Itaparica, como a Transalvador, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Polícia Civil, além das secretarias municipais das áreas de Mobilidade, e Ordem Pública.

DOCAGEM – O ferry Rio Paraguaçu apresentou necessidade de realizar docagem em dique seco, e permaneceu aguardando a disponibilidade de vaga na Base Naval de Aratu, com previsão para dia 15 de abril; e a embarcação Zumbi dos Palmares já se encontra em procedimento de docagem.

A docagem compreende ampla reforma na embarcação, é feita em estaleiro com dique seco e por profissionais especializados. As docagens podem ser em caráter emergencial, para corrigir uma falha, ou regular, realizada obrigatoriamente conforme determinado pela classificadora Registro Brasileiro de Navios e Aeronaves e Capitania dos Portos.

Capacidade média de atendimento por ferry:

Embarcação

Passageiros

Veículos

Dorival Caymmi

988

135

Ivete Sangalo

653

55

Maria Bethânia

800

45

Pinheiro

800

52

Anna Nery

653

55



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia