Empresa baiana vence Prêmio Nacional de Inovação em duas categorias

thumbnail_Easy-Resize.com
thumbnail (1)_Easy-Resize.com

Fotos: Gustavo Morita

A empresa baiana Topos Informática venceu duas das três categorias que disputava no Prêmio Nacional de Inovação, entregue na noite desta segunda-feira, 10, em São Paulo. Única representante dos pequenos negócios do Nordeste na premiação, a empresa foi contemplada nas categorias  Inovação Organizacional e Gestão da Inovação. Além destas, a Topos concorria na categoria Inovação em Processo.

O empreendimento é atendido pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae em Salvador, no qual passou por um processo de diagnóstico, que avaliou seu grau de gestão e inovação e identificou o potencial de melhoria. Entre as medidas adotadas, estão implantação de ações de responsabilidade social e ambiental, oferta de novos produtos, troca de conhecimento entre colaboradores e investimento em capacitação. Entre os técnicos e agentes do Sebrae que atendem a Topos estão: Rafael Ferraro, gestor estadual, Betina Pinto, gestora regional, e Iris Bezerra, Agente Local de Inovação (ALI).

A partir dessas medidas, a Topos registrou aumento no faturamento de aproximadamente 700%. Aumentou também, em mais de nove vezes, o número de funcionários e obteve certificações como a Mps.Br, Mpt.Br, ISO 9.001 e ISO 20.000

O CIO da empresa, Ramon Santos, destacou o apoio do Sebrae, por meio do programa, e também da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado, já que a Topos integra o Parque Tecnológico do estado.  “Muito mais que uma comemoração, ficamos com o sentimento de responsabilidade para continuar nesse caminho e fazer ainda mais e melhor pela Bahia, que atualmente é o estado nordestino que tem o maior número de startups na região”, afirmou.

Ramon complementou, ressaltando que o prêmio é algo muito relevante para Topos. “Consolida o nosso trabalho de mudança de mindset, pelo qual passamos de um modelo de negocio tradicional, no qual éramos essencialmente uma Fábrica de Software, e, hoje, de fato, somos uma fábrica de tecnologia inovadora. Desenvolvemos projetos diretamente ligados a inovação”.

A gestora do ALI no Sebrae em Salvador, Betina Pinto, destacou que a empresa concorreu com mais de mil empresas de todo o país. “Numa atividade que exige inovações com tanta intensidade e frequência como o segmento de TI fazer parte do seleto grupo de empresas premiadas traz uma série de oportunidades não só para a Topos como para todo o nosso Estado e ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou.

Prêmio

O objetivo do Prêmio Nacional de Inovação é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, considerado o principal congresso de inovação da América Latina, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae.

Rafael Lopes



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia