Todos os estados brasileiros já aderiram à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Todas as secretarias de educação dos estados aderiram à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e o Ceará o é primeiro estado com 100% de adesão também entre os municípios. A adesão das secretarias é uma das etapas mais importantes do processo, porque abre a oportunidade para que todos os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública participem.

No Ceará, além da secretaria estadual, as 184 secretarias municipais aderiram à 5ª edição do programa, que é realizado pela Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O engajamento do estado se reflete nos resultados. Na última edição, realizada em 2014, o Ceará colocou três textos entre os vencedores. Carlos Iury Holanda da Silva, aluno da EEFM Renato Braga, de Fortaleza, orientado pela professora Maria Helena Mesquita Martins, destacou-se com o artigo de opinião “Que rufem os tambores, não os tratores!”

Já a professora Tárcia Maria Gomes Martins, da EEEP Adelino Cunha Alcântara, da cidade de São Gonçalo de Amarantes, teve dois alunos entre os ganhadores: Ester Raquel Ferreira Araújo na categoria Crônica com o texto “Exclusividade” e Joyce Maria Almeida Correia com o Artigo de Opinião “O Oxente e o ok”.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro objetiva aprimorar a didática dos docentes desta disciplina para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. Até o dia 30 de abril, os professores podem se inscrever e iniciar as oficinas em sala de aula para a produção de textos em quatro gêneros: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Até o dia 19 de agosto, os textos devem ser encaminhados às comissões julgadoras.

Mais informações e materiais sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no hot site www.imprensaescrevendoofuturo.com.br. (Ascom- Fundação Itaú Social) 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia