Governo vai exigir produtividade de médicos do serviço público

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou na última quarta-feira (13) que o governo vai implantar um sistema de biometria para reunir dados de pacientes e controlar o trabalho de profissionais da rede pública. “Vamos parar de fingir que a gente paga médicos, e o médico fingir que trabalha”, disse o ministro.
A proposta é criar um controle de produtividade, em que profissionais cumpram uma jornada de trabalho na qual determinadas atividades são estabelecidas, como por exemplo as consultas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma boa consulta deve demorar, no mínimo, 15 minutos.
De acordo com o governo, a intenção é informatizar todas as unidades básicas de saúde até o fim de 2018. Para isso, a pasta deverá repassar um recurso mensal suficiente para financiar 50% dos custos empresa fornecedora dos serviços.
O ministro ainda afirmou que, em locais onde a estrutura já foi montada, cerca de metade dos médicos pediram demissão. “Eles têm vários trabalhos, não conseguem cumprir a jornada e acabam abandonando o serviço quando há maior controle da jornada”, disse. Os municípios ficarão obrigados a repassar a informação sobre a produtividade dos profissionais para o ministério. (Metro1)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia