Com medo de violência no parto, mãe leva pistola para a maternidade

A dona de casa Paula de Oliveira Pereira, 28 anos, mãe de quatro crianças que têm entre 11 anos e 11 meses, tem as piores recordações do parto dos filhos, todos feitos em hospitais públicos da grande São Paulo. “Foram pesadelos”, conta. Mas o nascimento do terceiro bebê, em 2015, ela classifica como “traumatizante” e o “pior de todos”. Ficou 14 horas em trabalho de parto, sem acompanhante, embora tenha direito a um, segundo a lei. Pediu anestesia para aguentar as contrações. Não foi atendida. Desorientada, caiu da maca, de barriga no chão. “Não sei como meu filho não morreu no tombo”, lembra. Lá pelas tantas ouviu que ele não nascia porque ela era “fraca” e “não fazia força suficiente”. “Daí a enfermeira subiu em cima de mim, para empurrar o bebê. Fiquei sem ar, minha barriga ficou toda roxa”, lembra, emocionada.

Ano passado, já grávida do caçula, seu plano era um só: juntar dinheiro para conseguir pagar por uma cesárea em um hospital particular. Os meses passaram, mas Paula não conseguiu economizar o suficiente para a cirurgia. “O parto ia chegando, eu ia ficando cada vez mais angustiada. Não conseguia parar de pensar que ia passar mais uma vez por toda aquela violência”.

Desesperou-se e comprou uma arma, sem que o marido ou a mãe soubessem. “Eu planejava chegar na maternidade e pedir por uma cesárea. Se não fosse atendida, ia me matar. Sabia que não ia aguentar tudo aquilo de novo”, conta. Quando a bolsa estourou e foi pro hospital, o marido de Paula, que não sabia que a mulher estava com uma pistola escondida na bolsa, mas tinha consciência de quanto o último parto tinha sido traumatizante, pediu uma cesariana para o plantonista.  “Ele explicou que meu último parto tinha sido complicado. Mas o médico gritou. Disse que quem mandava ali era ele, que paciente não tem escolha, quem escolhia o parto era o ele. Que se eu quisesse ir embora procurar outro hospital, podia ir”, conta.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia