Quase 20 mil multas foram aplicadas em 2017 em Salvador por uso de celular ao volante

No primeiro semestre de 2017, 18.948 multas foram aplicadas em Salvador por uso de celular ao volante, segundo dados divulgados nesta terça-feira (8) pela Superintendência Municipal de Trânsito (Transalvador). O número é 18% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 16.046 notificações a motoristas.

Falar no celular quando se está dirigindo é infração considerada média. A multa é de R$ 130,16. Já manusear o celular, sem que ele esteja no ouvido, mesmo quando se está parado no semâforo, é considerada infração gravíssima e a multa é de R$ 293,47.

De janeiro a junho desse ano, foram 8.877 notificações a motoristas flagrados falando ao celular e outras 10.071 notificações pelo manuseio do aparelho durante a direção. O condutor flagrado três vezes manuseando o celular no período de 12 meses pode ainda perder a carteira.

“Isso faz com que, hoje, o número de autuações aumente, porque já está enquadrado esse perfil de pessoas que estão manuseando justamente no texto legal. Quando você está digitando, você baixa a cabeça e, desta forma, compromete, a atenção e a visualização de qualquer objeto que esteja a frente do veículo”, destaca o especialista em trânsito Genésio Luigi.

A unica forma permitida pelo Código Nacional de Trânsito para atender o celular quando se está no volante é por meio do viva voz acoplado ao carro, que funciona através do bluetooth. Isso porque o condutor pode atender a ligação sem ficar com o celular nas mãos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia