Golpe no WhatsApp promete informação sobre “14º salário”

A startap brasileira PSafe, criadora do antivírus DFNDR, emitiu um alerta de segurança para a população nesta segunda-feira (9) referente a um golpe que está circulando pelo WhatsApp que dá a garantia de divulgar para internautas sobre a possibilidade de receber um “14º salário” ofertado pelo Governo Federal para os aniversariantes dos meses de janeiro a junho. Se a pessoa cair no golpe, ela tem o aparelho celular fragilizado e pode ter uma cadastro ativado em serviços de SMS Premium, que aumentam a conta do telefone ou usam créditos pré-pagos.

O golpe funciona da seguinte maneira: ao receber a mensagem, é solicitado para a vítima clicar em um link, responder perguntas e encaminhar a mensagem para dez amigos ou grupos do WhatsApp em troca da informação do “14º salário”. Segundo a PSafe, o golpe já lesionou 350 mil pessoas em apenas três dias.

A promessa do “14º salário” é falsa, porém, pelo governo estar pagando o abono salarial, as pessoas podem se confundir. Quem caiu no golpe deve imediatamente contatar a operadora e verificar se ocorreu a contratação de algum serviço de SMS, que pode descontar créditos ou elevar o custa da conta do celular. O internauta deve verificar também se não foi instalado algum aplicativo indesejado no telefone.

Para que notificações maliciosas sejam evitadas, o usuário do celular deve acessar as configurações do navegador do aparelho (Chrome) e clicar no item “Configurações de site” e em seguida “Notificações”. É recomendado que todas as notificações que estejam como permitidas sejam eliminadas.

*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia