STJ manda soltar deputado federal eleito em MT preso durante operação da PF

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, no domingo (11), a soltura do deputado federal eleito em Mato Grosso e ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Neri Geller (PP), preso em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, durante a Operação Capitu, deflagrada na sexta-feira (9).

A decisão que determinou a soltura é assinada pelo ministro do STJ, Nefi Cordeiro.

A operação apura um suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura entre 2013 e 2014 e é um desdobramento da Lava Jato. As investigações foram baseadas na delação do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do MDB. Foram presos na ação Antônio Andrade (também ex-ministro da Agricultura), Rodrigo Figueiredo (ex-secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, que já conseguiu liberdade), o empresário Joesley Batista e mais 13.

Além de Mato Grosso, a operação cumpriu mandados no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba.

Neri é investigado por suposta participação em um esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Após a prisão, Geller foi levado para a delegacia da PF e, posteriormente, encaminhado para a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, a Mata Grande, por não ter nível superior.

Neri Geller estava hospedado em um hotel porque participaria de um evento agropecuário em Rondonópolis e, por volta de 6h, três agentes da PF chegaram ao local em carro descaracterizado, ou seja, sem o nome da instituição, e o levaram em cumprimento a um mandado de prisão temporária.

Ele esteve à frente do Mapa entre março de 2014 a dezembro de 2015, período em que teriam ocorrido supostos pagamentos de propina a servidores públicos e agentes políticos.

Neri foi eleito no primeiro turno das eleições de 2018 com mais de 73 mil votos.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia