Anatel explica como cancelar serviços de telecomunicação

Cancelar um serviço de telecomunicação não foi fácil para muitos brasileiros em 2018. Segundo a Anatel, 250 mil reclamações sobre o assunto foram registradas no ano passado, ou seja, 8% do total de queixas.Por isso, a agência reguladora preparou uma campanha para divulgar os direitos do consumidor quando toma esta decisão e dicas de como proceder.

A primeira delas é sempre pedir e guardar o número de protocolo do atendimento, com atendente ou sem atendente, para comprovar, quando for o caso, a solicitação de rescisão do contrato, dia e hora. Este número pode chegar por mensagem de texto ou e-mail em até 24 horas.

O cancelamento do serviço pode ser integral ou parcial, quando o consumidor procura trocar um combo. Neste último caso, é importante ficar atento às regras de fidelização, para não ser multado pela prestadora. Seja qual for o caso, porém, o cliente tem o direito assegurado mesmo com o pagamento de faturas em atraso e, se necessária, a retirada dos equipamentos relacionados ao serviço, como um modem ou um receptor de TV por assinatura, deve ser feita pela empresa.

*iBahia



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