Famílias são evacuadas de área de risco de barragem após chuva em MG

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

 

 

Pouco menos de 30 pessoas foram retiradas de suas casas na manhã deste sábado (16), na área rural de Rio Preto (MG), após um alerta de risco de rompimento de uma barragem hidrelétrica na região. O nível do reservatório da usina hidrelétrica de Mello, pertencente à Vale, se elevou por causa de chuvas intensas durante a madrugada, segundo a mineradora.

Isso elevou a barragem ao nível 2 de risco, definido por agências reguladoras, o que gerou o alerta da Vale à Defesa Civil. O tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais, diz que a empresa afirmou que uma galeria de drenagem na usina sofreu uma infiltração de água por causa das chuvas.

As famílias, que vivem na zona de risco de rompimento, foram levadas a uma pousada da região. Sua hospedagem está sendo custeada pela Vale. A medida foi preventiva. Os moradores permanecerão longe de suas casas até que a infiltração ceda e a barragem volte ao nível um.

De acordo com a Vale, a situação da barragem é estável, e ainda não há previsão de retirada do alerta. No total, dez propriedades rurais estão na zona de risco do reservatório. A barragem da usina hidrelétrica de Mello tem 14 metros de altura e comporta 4,5 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Defesa Civil.

A usina é uma PCH (pequena central hidrelétrica), que fornece energia à própria Vale. Ela foi construída em 1996.

 

*Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia