CNH, carteira de trabalho, CRLV: veja documentos com versões digitais

As variantes digitais da Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Título de Eleitor (e-Titulo) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) têm o mesmo valor dos documentos impressos. Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), os aplicativos são autorizados pelos órgãos regulamentadores e prometem facilitar o dia a dia do usuário ao permitir operações remotas. Dessa maneira, é possível consultar informações, atualizar dados e solicitar segunda via do documento, por exemplo.

Cada modelo digital emitido pode ser utilizado em todos os estabelecimentos que exijam a sua apresentação, quando o titular quiser. Os serviços virtuais dispensam o comparecimento físico para realizar os procedimentos e a autenticidade das informações pode ser confirmada pela validação de dados via QR Code. Algumas softwares geram um PDF para consulta dos dados, mesmo sem Internet. Confira, a seguir, uma lista preparada pelo TechTudo com os documentos disponíveis em versão digital nas lojas Google Play, do Google, e App Store, da Apple.

1. Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital)

O aplicativo CNH Digital foi a primeira identificação civil com representação digital válida por todo o Brasil – veja como cadastrar. Esse serviço pertence ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e foi desenvolvido pelo Sepro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Por medida de segurança, apenas um dispositivo pode estar vinculado ao documento. No entanto, em caso de perda, é possível fazer a recuperação eletrônica em um novo aparelho, o que dispensa deslocamentos físicos.

Os dados do documento digital podem ser validados eletronicamente no app para as versões impressa e digital. O sistema utiliza o método QR code, quando offline, ou assinatura digital caso haja conexão a Internet. Além disso, também é possível fazer uma exportação do documento em PDF. Vale lembrar que, a princípio, o processo era parcialmente digital, pois exigia a presença do motorista ao posto do Denatran para validar o registro.

Informações do documento podem ser consultadas de maneira offline — Foto: Reprodução/TechTudo

Informações do documento podem ser consultadas de maneira offline — Foto: Reprodução/TechTudo

2. Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital)

A plataforma virtual do CTPS Digital reúne as mesmas informações dispostas na Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa. Pelo serviço, o usuário pode consultar o número do seu PIS/PASEP, conferir o contrato de trabalho atual e pedir a segunda via da caderneta. O objetivo do software é oferecer praticidade, além de otimizar atividades do dia a dia do usuário, como a checagem de dados correspondentes à documentação. No entanto, vale ressaltar que a caderneta eletrônica é uma extensão e, por isso, não substitui a carteira física.

Contratos de trabalho e o número do PIS/PASEP estão entre os dados informados na versão digital — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Contratos de trabalho e o número do PIS/PASEP estão entre os dados informados na versão digital — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

3. Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital)

Os condutores de veículos podem registrar o CRLV Digital no aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, incluído na plataforma da CNH Digital. O documento é obrigatório e a versão digital tem a mesma validade do modelo impresso. O recurso promete facilitar o uso, mas vale destacar que a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em papel é exigida pelo Resolução 744/Contran/2018.

Mesmo que o responsável pelo documento não tenha acesso à Internet, é possível consultar a informação no aplicativo por um arquivo PDF com QR Code e assinatura digital gerados. Apenas o titular pode emitir a via digital de um ou mais veículos, mas ela pode ser compartilhada com até cinco pessoas.

CRLV Digital pode ter suas informações validadas através de um QR Code — Foto: Divulgação/DENATRAN

CRLV Digital pode ter suas informações validadas através de um QR Code — Foto: Divulgação/DENATRAN

4. Título de eleitor (e-Título)

O eleitor pode exercer a cidadania com o e-Título, versão digital do Título de Eleitor. Os interessados podem emitir o modelo virtual para usar nas próximas eleições. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, a novidade substitui o documento físico. A plataforma reúne informações úteis sobre quitação eleitoral, zonas de votação, cadastramento biométrico e emissão de certidão de quitação. Caso o eleitor não tenha feito o cadastro biométrico em uma zona eleitoral, será necessário apresentar um documento oficial com foto quando for usar o e-Título.

Versão digital e-Titulo pode substituir o documento físico nas votações — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Versão digital e-Titulo pode substituir o documento físico nas votações — Foto: Marvin Costa/TechTudo

*Techtudo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia