Eduardo Bolsonaro defende que o Brasil tenha armas nucleares

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, defende que o Brasil tenha armas nucleares, informa o portal G1.

Segundo ele, se tivesse um poderio bélico maior, o país seria “levado mais a sério”.

A declaração foi dada na terça-feira (14), na Câmara, durante uma palestra para alunos do Curso Superior de Defesa da Escola Superior de Guerra.

“Se nós tivéssemos aqui os caças Grippens, se nós tivéssemos aqui o pró-sub já finalizado, com os submarinos nucleares que têm autonomia muito maior dentro d’água, se nós tivéssemos um efetivo maior. Enfim, um poder bélico maior, talvez fôssemos levados mais a sério pelo Maduro. Ou temido quem sabe pela China e pela Rússia.”

Na palestra, Bolsonaro citou o tratado de não proliferação de marmas nucleares, assinado pelo Brasil em 1998.

“A gente sabe que se o Brasil quiser atropelar essa convenção tem uma série de sanções. É um tema muito complicado, mas eu acredito que um dia possa voltar ao debate aqui”, disse, segundo o portal carioca.

Além de ser signatário do tratado, a Constituição brasileira, no artigo 21, diz que toda atividade nuclear em território nacional será admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional.

O parlamentar também afirmou que bombas nucleares “garantem a paz”.

“Tem um colega do Paquistão aqui, não tem? Como é que é a relação do Paquistão com a Índia se só um dos lados tivesse uma bomba nuclear? Será que seria da mesma maneira que é hoje? Óbvio que não. Quando um desenvolveu a bomba nuclear, o outro desenvolveu no dia seguinte. E ali está selada ao menos minimamente uma espécie de paz. Eu sou entusiasta dessa visão”.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia