Coelba amplia programa que concede desconto na tarifa

Economizar é bom e todo mundo gosta e é possível fazer isso, inclusive com a conta de luz. A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, anunciou essa semana que ampliou a atuação do programa  Vale Luz, projeto que possibilita trocar material reciclável por desconto na conta de energia e pode, inclusive, zerar o valor pago na tarifa mensal.

De acordo com a Coelba, a iniciativa agora vale para todos os clientes da empresa. Antes, ela já atendia clientes de baixa renda. Através do programa , caminhões circulam pelos bairros onde o cliente pode trocar materiais reciclados por descontos na conta de energia. Com essa mudança anunciada pela Coelba, os 30 caminhões do programa que antes só circulavam por bairros populares de Salvador agora passaram a atender  outros bairros, segundo explica Ana Christina Mascarenhas, gerente de eficiência energética da Coelba.

“O projeto surgiu com objetivo de oferecer uma alternativa aos consumidores, moradores de bairros populares, de reduzir o valor da conta de energia, adequando assim a sua capacidade de pagamento. Hoje, o  projeto está aberto para qualquer cliente residencial de Salvador, de todos os bairros. Ou seja, a pessoa pode levar o resíduo e participar mesmo que não seja morador daquele bairro onde o caminhão está estacionado”, explica.

RTEmagicC_coelba_contadeluz.jpg

Ana Christina  explica que não existe  um valor máximo de redução através do programa. “Através do projeto, o cliente pode, inclusive, zerar sua conta de energia”, defende.

Atualmente, o itinerário do caminhão do Vale Luz contempla os seguintes bairros: Castelo Branco, Calabar, Fazenda Coutos III, Paripe, Jaguaripe, Pituba, Pernambués, Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves,  Uruguai, Massaranduba, Nova Brasília, Águas Claras, Sussuarana, Pau da Lima, Bate-Facho, Alto do Peru, São Caetano, Novos Alagados,  Joanes, Cajazeiras X, Cosme de Farias, Pirajá, Ilha Amarela, IAPI, Bromélias, Bairro da Paz, Costa Azul e São Cristóvão. Além desses bairros, o caminhão também atende moradores de Praia do Forte e Imbassaí (Mata de São João).

Para participar pela primeira vez do programa, o cliente deverá levar a conta de energia e, após efetuar o cadastro, receberá um cartão do Vale Luz. Todas as vezes que for levar material, deverá levar esse cartão e, automaticamente, o valor referente à pesagem dos materiais será creditado em sua fatura de energia.

São aceitos para reciclagem metal, (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene,  água sanitária). De acordo com a Coelba, os materiais devem passar por um cuidado antes de serem levados para os caminhões de troca.

Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. O material recolhido é encaminhado à Camapet – cooperativa de coleta seletiva com sede em Massaranduba – e à Coopmarc – cooperativa de materiais recicláveis de Camaçari e prestação de serviço. Em 2015, foram recolhidos  através do projeto 87.084,18 kg de resíduos, repassados R$ 21.975,93 em descontos na fatura de energia, além do cadastro de 455 novos clientes. (Correio)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia