Criatividade e Inovação Empresarial: O diferencial competitivo na crise – Por Paulo Andion da Facemp

Por: Paulo Cortizo Andion – Professor Curso de Administração Facemp

A criatividade é um diferencial importantíssimo na vida do ser humano, normalmente atrelado a uma necessidade, faz daquele que a pratica no seu cotidiano, um hábil resolvedor de problemas, criando um diferencial competitivo nessas pessoas que funciona tanto na vida pessoal como na carreira profissional.

A criatividade tem dois amigos íntimos: o problema e a necessidade. O maior exemplo disto é que as pessoas com mais problemas, necessidades e menos recursos são, geralmente, mais criativas.

Nas empresas, a criatividade depende muito da cultura organizacional. Existem organizações mais inovadoras e outras mais conservadoras, resistentes a mudanças, dificultando o trabalho dos criativos. As empresas mais criativas e inovadoras têm crenças, valores e atitudes que incentivam as novas ideias e com isso lançam produtos e serviços no mercado com mais frequência. Produtos inovadores têm preço “premium” e, com isso, melhoram as margens, aumentando sua capacidade de investimento e inovação contínua.

Empresas criativas e inovadoras têm como características: o aperfeiçoamento constante, o incentivo a diversidade e ao trabalho em equipe, tolerância ao erro, perseverança, determinação, valorização do novo, funcionários comprometidos, repasse de conhecimento e, principalmente, pessoas apaixonadas pelo que fazem. Essas questões são fundamentais nos momentos de crise, nos quais a simbiose do problema com a criatividade deve ser fomentada dentro da organização.

Os empreendedores devem ter convicção que só eles, individualmente e em grupos, podem fazer as coisas acontecerem. É preciso fazer diferente, motivar e reconhecer os seus colaboradores, sinalizando para a sociedade as soluções de maneira transparente, objetiva e inovadora. A saída da crise somos nós: unidos como nunca e exercendo a cidadania como jamais visto.

É preciso deixar bem claro que existe uma grande diferença entre criatividade e inovação. Uma coisa é a ideia, a outra é essa ideia virar um produto ou serviço, algo vendável, que dá lucro. Criatividade empresarial que não vira dinheiro, não vale nada, só decepciona e desmotiva.

Portanto, ao ter uma ideia, procure compartilhar com pessoas e setores diferentes, não tenha medo que roubem sua ideia, o novo deve ser estruturado para virar algo que possa ser negociado. Cada departamento pode dar a sua contribuição para a melhoria da sua criação e com isso ela pode chegar ao mercado com uma possibilidade de sucesso muito maior. As empresas mais inovadoras necessariamente não são as mais criativas, mais sim as que trabalham melhor suas ideias e valorizam o trabalho em equipe.

“Ninguém procura viver na crise, ninguém é feliz nos momentos de crise, porém uma vez existindo de forma incontestável, e de maneira inevitável, devemos tirar proveito dela, aprendermos no sofrimento, saímos mais fortes e mais vencedores do que quando entramos.

A vida é assim, quando o fardo aumenta não peça a Deus que diminua o peso, peça a ele para aumentar a sua criatividade e a sua força.”



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia