Trabalhadores com mais de 60 anos podem ter direito a saldo de quotas PIS/PASEP

 

Segundo o gerente de canais da Caixa Econômica Federal de Santo Antônio de Jesus, Adeliomar Maia, pessoas com idade acima de 60 anos podem ter direito ao chamado saldo de quotas. A regra vale para os trabalhadores cadastrados entre 1971 a 04 de outubro de 1988 no PIS, tem direito a sacar as quotas do PIS na Caixa Econômica Federal a qualquer momento, não dependendo de qualquer calendário de pagamento do PIS.

O gerente esclareceu ainda algumas dúvidas frequentes para os empregados, veja abaixo:

Tem direito a receber o PIS, todo trabalhador da setor privado, para esses o abono é pago através da Caixa Econômica. Já os servidores públicos, sejam eles da esfera municipal, estadual ou federal, o benefício é pago através do Banco do Brasil. O PIS/PASEP é direito de todos aqueles que exercem atividade remunerada com carteira assinada, cinco anos após o primeiro emprego. Vale ressaltar que o pagamento é referente ao ano anterior ao que se recebe, os abonos liberados até março de 2018 são referentes ano ano de 2017.

Com a reforma trabalhista, o abono passa ser pago de acordo com o tempo trabalhado com base no salário mínimo. Assim aqueles que exerceram força de trabalho por apenas seis meses recebem respectivamente, metade do salário mínimo.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia