Com alta no preço do gás, mais brasileiros passam a usar lenha e carvão; 24% da população no Nordeste utiliza lenha e carvão

                                              Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

A forte alta no preço do gás de botijão no ano passado levou mais brasileiros a usarem lenha e carvão para cozinhar. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua que o IBGE divulgou na manhã desta quinta-feira mostra que aumentou de 16,1% para 17,6% a parcela de lares que usam também lenha ou carvão no preparo de alimentos. Ao todo, mais 1,2 milhão de brasileiros passaram a usar também esse tipo de combustível para cozinhar.

Esse aumento foi concentrado sobretudo no Nordeste. Na região, mais 400 mil domicílios começaram a usar também a lenha e o carvão. A parcela subiu de 22,1% para 24,1% dos lares nordestinos.

No ano passado, o preço do gás subiu 16%, mais que o quíntuplo da variação da inflação. A alta foi provocada principalmente pela nova metodologia de reajuste da Petrobras, que passou a repassar com mais frequência as variações, para cima ou para baixo, no custo do produto.

No Maranhão, 44,9% das famílias usam carvão ou lenha para cozinhar. No Piauí, essa parcela chega a 32,9%.

O carvão e a lenha, na maioria das vezes, são usados em complemento ao gás de botijão, que é adotado por 98,4% das famílias brasileiras.

*O Globo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia