Troca de experiências e criação de plataforma de economia livre marcam encontro em SAJ

O Encontro Regional de Atores do Desenvolvimento, realizado no Antonius Imperial Hotel, em Santo Antônio de Jesus, nos dias 22 e 23 de abril, foi marcado pela proposição de ações para o desenvolvimento de municípios das regiões do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá.

Entre as ideias está a criação de uma plataforma digital de economia livre. Na oportunidade, os participantes do evento puderam conhecer também cases de sucesso de municípios circunvizinhos.

Para a secretária da Fazenda em Santo Antônio de Jesus, Luciana Magalhães, o evento teve fundamental relevância, uma vez que foi pensado nas especificidades locais.

“Tudo que o Sebrae se propõe a fazer é de uma grandeza ímpar, porque sempre levamos como resultado uma experiência maior e, principalmente, a perspectiva de ações mais condizentes com a realidade e possíveis”, ressalta.

A gestora destaca a união das três regiões como um vetor importante para o desenvolvimento regional.

“Com a junção do Baixo Sul, Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, vamos fomentar, cada vez mais, o comércio local desses municípios, que precisam ter seus empreendedores individuais fortificados. Além disso, os profissionais autônomos que necessitam de um apoio para desenvolver suas atividades na própria cidade não precisarão ter que sair para disputar mercado em outros municípios. Estamos criando uma estrutura sólida para desenvolver o comércio desses locais e isso não tem preço”, completa Luciana.

Analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Taiane Almeida faz uma avaliação positiva do encontro. “Foi muito efetivo e tivemos a contribuição de todos os municípios que estavam presentes. Acho que o resultado que culminará na plataforma digital trará efeitos significativos para a região”, pontua.

De acordo com a analista, o intercâmbio de experiências é uma etapa importante, sobretudo, para o aprimoramento de outros municípios, pensando no que tem dado certo.

“Tivemos a apresentação de três cases de cidades do entorno e é muito importante que nos reunamos para compartilhar essas experiências, porque outros municípios podem estar, de alguma forma, aproveitando essas ideias. Então, é uma oportunidade de sair da zona de conforto para colocar em prática algo que já traz bons resultados”, conclui.

Êta Digital

No evento, foi criada uma rede interterritorial de desenvolvimento econômico que deu origem à Êta, uma plataforma digital de economia livre que, de acordo com a analista do Sebrae, será possível cadastrar fornecedores de todas as áreas e dos 42 municípios das regiões envolvidas.

Além de representantes do governo municipal de Santo Antônio de Jesus, integrantes do governo de outros 10 municípios como Amargosa, Castro Alves, Cairu, Cruz das Almas, Gandu, Muniz Ferreira, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Wenceslau Guimarães e Valença também estavam presentes no encontro.

*Sebrae



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia