UFRB oferece Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual com turma em 2020

Encontra-se aberto o edital de processo seletivo para conhecimento dos estudantes interessados em ingressar no curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), a ser ministrado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, no primeiro semestre de 2020.

O PROFNIT é um curso estritamente presencial. As aulas acontecerão às sextas-feiras, nos turnos da tarde e da noite e nos sábados, pela manhã e à tarde.

As inscrições dos interessados acontecem de 12h de 25 de setembro até às 18h de 03 de outubro próximo, pelo horário oficial de Brasília, exclusivamente na página do PROFNIT Nacional, na internet: www.profnit.org.br.

O valor da inscrição é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). O pagamento de taxa de inscrição acontece até às 18h do dia 04 de outubro, horário oficial de Brasília, exclusivamente por depósito bancário ou transferência eletrônica (TED ou DOC) em favor do FORTEC (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), no Banco do Brasil.

Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior – graduação – emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.

Para o Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, serão oferecidas dez vagas, distribuídas em quatro vagas sem reserva; cinco vagas reservadas para Ações Afirmativas (02 para negros (pretos e pardos); 01 para pessoas com deficiência; 02 para indígenas, quilombolas e transexuais) e uma vaga reservada para servidores da UFRB.

O PROFNIT é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

Processo seletivo

O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional) e Etapa 2 (Análise Curricular), a serem realizadas com base no calendário do processo seletivo.

A Prova Nacional tem como objetivo aferir o domínio de conhecimento mínimo necessário para cursar as disciplinas que compõem o PROFNIT e também servir como processo seletivo dos candidatos ao ingresso no curso.

A Prova Nacional consistirá em 40 (quarenta) questões de múltipla escolha. A Prova Nacional abordará conteúdo básico de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação.

A Prova Nacional será realizada no dia 09 de novembro próximo, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília, no Pavilhão 01, Sala 01, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na Av. Centenário, 697 – Sim, Feira de Santana.

O resultado Final da Prova Nacional acontece até 27 de novembro, exclusivamente na página do PROFNIT Nacional na internet: www.profnit.org.br.

A entrega de documentos para Análise Curricular (Etapa 2) acontece no período de 28 de novembro até 02 de dezembro, exclusivamente de forma presencial, no CETENS. Não serão aceitos documentos por e-mail ou via postal.

O resultado final será divulgado até 16 de dezembro, exclusivamente na página do PROFNIT Nacional na internet: www.profnit.org.br.

Sem previsão de bolsa

Segundo o edital, não há previsão de concessão de bolsas de estudos para os estudantes aprovados no Edital. Eventualmente, caso haja bolsas de estudos disponibilizadas por agências de fomento estaduais ou outras fontes, a distribuição atenderá aos critérios fixados pelas CAIs e/ou as agências de fomento, não havendo qualquer obrigação na concessão de bolsas aos selecionados pelo FORTEC ou Instituições vinculadas ao PROFNIT.

Formação profissional

Na sua atuação dentro das competências dos NITs, o mestrando deverá ter os conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, estando habilitado a interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico.

Destacam-se o conhecimento de legislação e políticas públicas referentes à Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica; o conhecimento e proposição de políticas de estímulo à proteção das criações; a avaliação da conveniência da proteção das criações e sua divulgação; o processamento de pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual; a atuação no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; o desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs); e o desenvolvimento de estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Cabe ao mestrando ter conhecimentos de promoção e acompanhamento do relacionamento da Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas; a negociação e a gerência de acordos de transferência de tecnologias oriundas das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e atividades rotineiras de diálogo e de ações academia-empresa, interagindo propositivamente com os diversos setores.

É um programa presencial do FORTEC (www.fortec.org.br), em rede nacional de Pontos Focais, com Sede Acadêmica em um dos pontos focais, oferecido aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore, sendo uma contribuição social da FORTEC (Associação Brasileira de Gerentes de Inovação e Transferência de Tecnologia www.fortec.org.br), e sendo co-financiado pelo governo brasileiro e por outras organizações.

O Mestrado Profissional é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, regimentos, normas e comunicados referentes ou relacionados ao Exame Nacional de Acesso que forem publicados na página do PROFNIT na internet (www.profnit.org.br) e na página do Ponto Focal que escolheu no momento de sua inscrição.

Edital para seleção de estudantes.

www.profnit.org.br

Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia