Projeto de incentivo à leitura conquista estudantes da rede estadual em São Félix

Motivada pela Jornada Pedagógica 2016, cujo tema central foi o incentivo à leitura, a professora de Língua Inglesa, Cristiane Nunes, do Colégio Estadual Rômulo Galvão, no município de São Félix, criou o projeto “bookcrossing”. O projeto consiste na distribuição de livros nos espaços da escola para que os estudantes leiam e repassem. A iniciativa, implantada na primeira semana do ano letivo, já conquistou toda a escola.
O bookcrossing tem como lema: Ler, registrar e libertar, “libertar é no sentido de socializar o conhecimento adquirido com o livro, como também, libertar o próprio livro para outra pessoa”, explica a idealizadora, Cristiane Nunes. Ela conta ainda como o projeto começou. “Percebi que muitos alunos não liam por falta de incentivo, então disponibilizei 40 livros para este projeto e este foi o ponta pé inicial. Pelo interesse deles, sei que muitas contribuições de livros virão”, afirma.
O estudante do 3º ano, Kennedy Martins, 18 anos, diz que ler é muito importante para a carreira profissional de psicólogo que pretende seguir. “Eu já tinha o hábito da leitura e o projeto é um incentivo a mais para eu continuar lendo e me preparando para a profissão que escolhi”, diz o estudante que está, atualmente, lendo Capitães da Areia, do escritor baiano Jorge Amado.
Debruçado sobre a obra do escritor Fernando Sabino, ‘O Menino no Espelho’, o estudante Vandjeique Santos, 21, já está pensando na próxima obra que quer ler. “Estou adorando o livro, tem vários conflitos, você termina um capítulo já pensando no outro. Quando terminar ‘O Menino no Espelho’, quero ler ‘Cinquenta tons de cinza’”, declara o estudante do 3º ano, se referindo ao bestseller da autora inglesa, Erika Leonard James.
A professora Cristiane informa que o próximo passo do projeto é a socialização da leitura e revela um sonho com este projeto: “tenho um sonho de que os livros em língua inglesa também façam parte do projeto, para que os estudantes exercitem o inglês”, diz.
Mais ações – Para incentivar a leitura entre os estudantes, o Colégio Estadual Rômulo Galvão desenvolve o projeto “Quem lê viaja”, que vai realizar ações neste sentido, ao longo do ano letivo. Como parte deste projeto está a revitalização da biblioteca da escola.
(Secretaria de Educação do Estado da Bahia)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia