Secretária de Educação de SAJ participa de ações para o A Tarde Educação

A secretária de Educação de Santo Antônio de Jesus, Cínthia Souza participou de uma reunião com prefeitos e demais secretários de educação de diversos municípios da Bahia, nesta quinta-feira, 3, visando pensar novas ações para o projeto A TARDE Educação, na sede da empresa de comunicação, localizada na avenida Tancredo Neves, em Salvador.

“O projeto A Tarde Educação é uma oportunidade de inclusão social por meio do acesso à informação e formação do leitor numa perspectiva crítica”, disse secretária Cínthia.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Poções, Leandro Mascarenhas, o vice-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, o prefeito de São Félix, Alex Sandro Aleluia, a prefeita de Itaparica Marlylda Barbuda, entre outros prefeitos e representantes da educação municipal na Bahia.

O projeto, que existe há 21 anos, é pioneiro na Bahia e tem como objetivo o estímulo e desenvolvimento da competência leitora dos alunos, com enfoque na formação integral, colaborando, também, para a evolução da postura crítica e ética por meio do manuseio e produção das mídias nas escolas.

Além de oferecer ao professor um recurso de fácil acesso e alto poder de motivação para os alunos, o projeto visa despertar no estudante o interesse pela informação através das novas concepções de leitura.

Objetivo

A pedagoga responsável por apresentar o A TARDE Educação nas escolas, Márcia Teixeira Firmino, destacou que a iniciativa visa formar alunos leitores. “Fazemos a capacitação dos professores por meio de oficinas e palestras, para que trabalharem inserindo o jornal nas salas de aula. É uma experiência diferente porque o jornal se difere dos outros meios de noticiabilidade”.

Secretária da Educação, Maria de Lourdes conta que já trabalhou com o projeto em dois municípios e percebeu o desenvolvimento positivo dos alunos. “É uma contribuição valiosa, primeiro pelo acesso à leitura e, depois, pelas oficinas que os professores realizam ao longo do tempo. Isso proporciona uma oportunidade maior de pesquisa e desenvolve opiniões”, pontuou.

“Esperamos melhorar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o desempenho desses alunos na prova Brasil e em outras avaliações nacionais. Esse programa ajuda a instrumentalizá-los nesse sentido, na interpretação, na leitura crítica. São inúmeras vantagens para os municípios que vierem a adotá-lo como parte da formação da educação”, destacou Jair Cardoso, secretário da Educação de Candeias.

*Atarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia