Estudantes de toda a Bahia participam a partir de amanhã do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual na Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova irá se transformar, a partir desta terça-feira (21) até quinta-feira (23) em um grandioso palco para a exposição de projetos de arte, cultura, envolvendo dança, teatro, cinema, canto-coral, música, artes visuais, e também projetos de esporte, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, que foram desenvolvidos por estudantes das escolas estaduais. Trata-se do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, que será aberto às 9h, no Salão das Artes, no nível 6, da Arena Fonte Nova. Confirma a programação no Portal da Educação (educacao.ba.gov.br).

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que o Encontro Estudantil reflete as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia, que contribuem para uma escola mais dinâmica. “O Estado vem investindo pelo fortalecimento pedagógico nas escolas e o Encontro Estudantil é um reflexo destas ações, que promovem o protagonismo dos nossos estudantes, por meio dos projetos capitaneados pelos professores em sala de aula”, afirmou.

Com espaços personalizados, estandes, palcos e até uma quadra de esportes, o encontro irá reunir mais de quatro mil estudantes expositores, de várias partes da Bahia. O evento será gratuito e aberto à participação do público em geral, das 8h às 18h. Além de poder conhecer e prestigiar a arte, a inovação e as tecnologias sociais produzidas pelos estudantes, os visitantes também poderão interagir e participar diretamente das experiências como o Simulador de Voo, a Caixa Preta e, ainda, acompanhar competições de robótica, apresentações de corais, palestras, fanfarras escolares, jogos escolares, apresentações de dança, de canto coral, de música e contação de histórias.

Projetos – As criações estudantis desenvolvidas nas escolas ao longo do ano letivo de 2016 serão apresentadas durante o 5º Encontro Estudantil, nas finais do 9º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 9ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 8º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 5ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 4ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 3ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 3ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante) e o 1º Festival Estudantil de Teatro (FESTE).

O Encontro envolverá ainda a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA) e os festivais de judô, xadrez, capoeira e rugbyb, além de basquetebol especial, voleibol, futsal, handebol, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). O encontro contará, ainda, com a Feira de Tecnologias Sociais da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia: território e intervenção social e com o Espaço Professor/Empreendedor.  A atividade inclui a tenda digital, além de Simulador de Voo, competições de Robótica e a Caixa Preta, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.

Na programação, ainda, constam o segundo Encontro Estadual de Líderes de Classe, Exposição dos 10 anos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), contação de histórias, oficinas indígenas, apresentação de fanfarra e Transmissão do evento, ao vivo, para os estudantes das telesalas de aula do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A atividade marcará, ainda, os lançamentos da Plataforma Anísio Teixeira e do Programa ‘Nas Ondas da Rede’ da Rádio Anísio Teixeira, a realização de palestras sobre a vida e obra de Anísio Teixeira, bem como de apresentações sobre o Instituto Anísio Teixeira e centros de formação de profissionais da Educação do país.

ASCOM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia