Ufba oferece mais de 4,5 mil vagas em 89 cursos pelo Sisu 2018.1

edital de seleção para o ingresso de novos alunos na Universidade Federal da Bahia (Ufba) no semestre 2018.1 já está disponível. São 4.514 vagas em 89 opções de cursos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para concorrer aos cursos da instituição e de todas as outras que selecionam pelo Sistema começam no próximo dia 29 e vão até 1º de fevereiro através do site www.sisu.mec.gov.br. O candidato pode se inscrever pelo sistema em até duas opções de curso.

Para concorrer a uma vaga pelo Sisu, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e ter obtido nota diferente de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição desta edição do exame  e a senha mais atual cadastrada no Enem. A seleção é feita de acordo com a nota obtida pelo candidato.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 2 de fevereiro. A matrícula dos selecionados acontece entre 5 e 7 do mesmo mês. Quem quiser participar da lista de espera deve manifestar interesse entre os dias 2 e 7. O total de vagas por curso, por turno e semestre, em cada modalidade consta no edital, disponível em www.ingresso.ufba.br.

Provas específicas
Quem se candidatar a uma vaga nos cursos de Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração; Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música, Música Popular não irá concorrer pelo Sisu. Porém para concorrer a uma das vagas, é obrigatório ter realizado a prova do Enem 2017 e fazer também provas de Habilidade Específica.

A mesma regra vale para os candidatos índios aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos que desejarem concorrer às duas vagas extras oferecidas para qualquer curso. O edital para ambas as seleções ainda não foi divulgado.

Neste ano, a Ufba adotará a seleção pelo Sisu nos dois semestres.

*Correio