Professor da UFRB é empossado como membro da Acadêmica de Ciências da Bahia

Ferlando
Ferlando2
Ferlando3
Ferlando4
Ferlando5

O professor e pesquisador Ferlando Lima Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi empossado como membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB).

A sessão solene de titulação e posse de Ferlando Santos aconteceu no último dia 6, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

Da solenidade participaram o reitor, professor Silvio Soglia, professores, técnicos administrativos e alunos da UFRB. Ferlando é o segundo professor da instituição a ingressar na ACB; o primeiro foi o professor e atual pró-reitor de Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, presente no ato solene.

Na solenidade foram empossados, também, os pesquisadores Edson Duarte Moreira Júnior e Luiz Antônio Rodrigues de Freitas, na categoria Ciências da Vida, a mesma que Ferlando Santos.

Outros quatro pesquisadores renomados foram empossados na categoria Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; e dois ingressaram na condição de Membros Juniores.

Escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica em diferentes áreas, os novos acadêmicos foram recepcionados em ato solene conduzido pelo presidente da instituição, o professor e pesquisador Jailson Bittencout de Andrade.

A programação teve a abertura realizada pelo Presidente de Honra da ACB, professor Roberto Figueira Santos e pelo reitor da UFBA, professor João Carlos Salles Pires da Silva.

Pesquisador da UFRB

Ferlando Santos é professor adjunto do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; professor no programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT); bem como bolsista produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq; e é coordenador do Laboratório de Probióticos da UFRB (LAPRO).

Ele também é coordenador do grupo Kefir do Recôncavo; e líder do grupo de pesquisa no CNPq “Bioprodutos e processos aplicados à nutrição humana (BIONUTRI)”; além de avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

Em 2013, Ferlando Santos criou a Coordenação de Criação e Inovação da UFRB (CINOVA), exercendo a função de coordenador no período de 2014 a 2015. Em 2015, ele criou o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFRB (CECANE), exercendo a função de coordenador no período de 2016 a 2017.

Ferlando disse que sua escolha para integrar os quadros da ACB é um reconhecimento da entidade ao trabalho que desenvolve no Centro de Ciências da Saúde (CCS), nos cursos de graduação; e, portanto, deve ser visto como uma conquista coletiva.

“Na verdade a minha escolha representa um reconhecimento de um trabalho desenvolvido com alunos da graduação e de grupos de pesquisas, que resultaram em artigos científicos, patentes, livros e na luta árdua de desenvolver produção científica no CCS”, afirmou Ferlando.

Segundo Ferlando, com sua posse, o próximo desafio será interiorizar as ações da ACB, de forma que a representatividade da entidade alcance todo o Estado. “Conversei com o professor Carlos Alfredo sobre a necessidade de auxiliar na interiorização das ações da ACB, de forma que as reuniões ocorram em outras cidades do Estado, que não, unicamente, em Salvador, como acontece atualmente”.

Sobre a ACB

A Academia de Ciências da Bahia é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental da Bahia. Para tanto, reúne cientistas e pensadores das áreas de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; Ciências da Vida; Filosofia e Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Artes.

Fundada em 17 de setembro de 2010, na cidade de Salvador, a ACB tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social no nosso País, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.

A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia, particularmente quando envolverem idéias inovadoras e quando vierem a contribuir para a inclusão social, sem jamais fazer distinção entre etnias nem associar-se a atividades político-partidárias ou religiosas confessionais.

Ascom UFRB



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia