SENAI lança edital 2018.2 para inscrições de cursos técnicos

Imagem editada | Foto: Adenilson Nunes/Secom

De acordo com a demanda por mão de obra qualificada das indústrias baianas, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do Edital 2018.2, está com as inscrições abertas para os cursos técnicos até 06/07/2018. As aulas iniciarão em 30/07/2018. Na Unidade de Feira de Santana, estão sendo ofertados 11 cursos distribuídos em 17 turmas, como de Alimentos (fabricação de alimentos), Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Qualidade (curso novo), Redes de Computadores e Segurança do Trabalho.

Para este edital, tem como novidade o curso Técnico em Qualidade. Área muito demandada pela indústria e, consequentemente, procurada por profissionais com formação em Administração, em Engenharias e com outras formações técnicas, como em Alimentos, Logística, Edificações e em Química, com vistas a trabalharem em laboratórios para análise de qualidade das matérias primas e produtos fabricados pela empresa e no sistema de gestão da qualidade. O curso tem o objetivo de formar profissionais capacitados na execução de atividades relacionadas a auditoria, controle e melhoria contínua de processos, produtos e sistemas de gestão da qualidade, assegurando a conformidade de acordo com normas e procedimentos.

Atender às demandas das empresas por pessoal qualificado, contribuindo para o aumento contínuo da produtividade e da qualidade dos produtos/serviços e a redução dos custos produtivos e logísticos. O profissional poderá inspecionar linhas de produção, realizar análise crítica dos resultados, auditar produtos e processos, além de criar procedimentos com base na legislação e normatização vigentes. Outra área forte no interior da Bahia é da indústria de Alimentos, que atualmente contempla uma média de 640 fábricas, sendo que 170 estão localizadas nas regiões do Portal do Sertão, Recôncavo e Sizaleira.

Oitenta destas empresas estão em FSa, desde duas multinacionais às microempresas, como, por exemplo, de fabricação de doces (pé de moleque, atum etc). O perfil do público que procura por esse curso é funcionário da indústria de alimentos, empreendedores, estudantes dos cursos de Engenharias, como de Alimentos, Química e de Produção. O profissional formado na área de alimentos pode atuar em laboratórios de qualidade nas indústrias, realizando análises físico-químicas e microbiológicas (contaminação, prazo de validade), na gestão/ supervisão do processo de fabricação dos alimentos. Aprenderá todo o processo de industrialização de alimentos e bebidas, desde a recepção da matéria-prima, passando por todas as etapas de fabricação, até o armazenamento e expedição do produto industrializado.

As inscrições através do site www.tecnicosenai.com.br. Maiores informações sobre os cursos através do telefone 75 3229-9112/9113/9152/9157.

ASCOM