IFBA chega a Santo Antônio de Jesus com oferta de cursos superiores

Noventa estudantes da região do Recôncavo Baiano têm muito a comemorar. Eles fazem parte da primeira turma dos três cursos superiores oferecidos pelo Instituto Federal da Bahia, no seu campus de Santo Antônio de Jesus. São jovens e adultos que buscam nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de computadores e Produção Multimídia a oportunidade de mudar a sua vida profissional.

Integrante da turma de Produção Multimídia, Alan Nascimento, 25 anos, residente no município, fala da sua expectativa em relação ao IFBA e ao curso “a instituição possui uma ótima estrutura para o que promove, além de uma equipe qualificada e de maestria. Vejo como uma grande oportunidade de, para além de me qualificar, ampliar meus conhecimentos e abrir um leque de possibilidades profissionais, já que essa área está em ascensão no Brasil e no mundo”.IMG_0525.jpg

O IFBA comemorou o início das aulas em Santo Antônio de Jesus com uma aula Magna ministrada pelo Diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o santoantoniense Gorgônio Araújo, que trouxe como tema “A importância da interiorização do ensino da tecnologia da informação para o desenvolvimento da Bahia”.

ula inaugural

O evento aconteceu nesta sexta (13), com a participação da pró-reitora de ensino do IFBA, Railda Freitas; da diretora-geral do campus, Edna Matos; do secretário municipal, Clóvis Ezequiel, representante do prefeito de Santo Antônio de Jesus; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus, Joel Lessa; da presidente do Sindicato dos Comerciários do município, Aline Santos e demais autoridades e membros da sociedade local.

A diretora geral do campus, Edna Matos, deu ênfase à longa caminhada para que a criação do campus se efetivasse. Segundo ela, “o IFBA chegou a esta cidade numa conjuntura política e econômica bastante diferente da que proporcionou a expansão e interiorização do ensino federal no Brasil, mas a consciência cidadã dos servidores que foram nomeados para implantar esse campus fez com que eles o defendessem com tal afinco que podemos agora chegar a esse momento de celebração. Sempre estivemos mobilizados em defesa de uma educação pública de qualidade e agora esperamos contar com vocês, alunos, nesse processo”, conclamou.
DSC_0037.JPG

A diretora destaca, ainda, que cerca de “90% dos alunos matriculados são de Santo Antônio de Jesus ou de municípios vizinhos. São os filhos da terra que estão ocupando essas primeiras cadeiras”, finaliza.

Na ocasião, o secretário municipal, Clóvis Ezequiel, destacou o empenho da sociedade local para que esse centro de referência se tornasse realidade no município. “O trabalho de articulação da sociedade de Santo Antônio de Jesus foi fundamental para a vinda do IFBA. Estamos comemorando a realização de um sonho que é nosso, mas também dos jovens e trabalhadores”, frisou.

O secretário, que já ocupou o cargo de diretor do Núcleo Regional de Educação da secretaria de educação da Bahia, disse que, por ter participado da luta para a instalação do campus na cidade, se sentia extremamente à vontade para saudar os novos alunos e os parabenizou pela grande conquista, “façam valer essa oportunidade”, ressaltou.

Os novos alunos do IFBA foram recepcionados, nesta segunda-feira, 16, pelos professores e coordenadores dos cursos e conheceram as instalações do campus. Os cursos acontecerão no período noturno atendendo a uma reivindicação da classe trabalhadora de Santo Antônio de Jesus, através do Sindicato dos Comerciários.

Alunos-primeiro dia de aula.jpegO campus

O campus de Santo Antônio de Jesus conta com 12 salas de aula, 09 laboratórios, biblioteca, sala de videoconferência, ginásio de esportes e auditório. Possui acesso à internet de alta velocidade e computadores disponíveis e mobiliário adequado às suas atividades. A estrutura também é dotada de acessibilidade com rampas e piso tátil.

Está instalado em um setor urbano de franca expansão, tendo em sua circunvizinhança o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo e a Policlínica do Recôncavo, onde vem se fortalecendo a implantação de um Polo de Saúde, meta de desenvolvimento do governo do estado para a região. O IFBA se insere neste contexto como forte parceiro na criação de um núcleo para desenvolvimento de tecnologias em saúde.

*Ascom IFBA/SAJ



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia