Ufba e Uneb se destacam em ranking de qualidade

Foto: Divulgação

Num universo de 129 universidades da América Latina que participaram da pesquisa sobre ensino superior da revista britânica Times High Education, duas delas são da Bahia. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece na 30ª posição, também como a primeira entre as instituições do Nordeste, enquanto a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) surge na 101ª posição, empatada com universidades do Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

No levantamento divulgado na quarta-feira, 18, o Brasil é recordista no ranking, com 43 instituições, inclusive com destaque no top 5: Universidade de Campinas (Unicamp) em 1º, Universidade de São Paulo (USP) em 2º e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 4º. Ainda entre as dez primeiras, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 7º, a Federal de Minas Gerais em 9º e a Federal do Rio Grande do Sul em 10º.

Segundo aponta a High Times Education, a metodologia foi a mesma para se criar o ranking das melhores no mundo, cujos indicadores são influência da pesquisa (citações), transferência de conhecimento (receita), relevância no cenário internacional, pesquisa e ambiente de aprendizagem (ensino).

Pontos

A Ufba obteve entre 20 e 30 pontos abaixo da média dos primeiros colocados. Em citações, recebeu 62,2; 61,3 para receita; 36,4 para relevância internacional; 33,2 em pesquisa; e 73,4 no quesito ambiente de aprendizagem.

A Uneb, em posição entre as últimas  listadas, recebeu notas inferiores: 15,9 em citações, 4,7 em receita, 15,8 em relevância internacional, 19,7 em pesquisa e 21,4 pontos em aprendizagem.

Coordenador

“A Universidade Federal da Bahia tem obtido bons resultados nas diversas avaliações. O ranking THE é mais um bom resultado, que nos deixa contentes, pois significa um reconhecimento público do esforço e empenho em garantir ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, disse Jorge Salles, coordenador de avaliação institucional da Ufba.

A Uneb não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre os resultados da pesquisa até a publicação desta reportagem.

*A Tarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia