Enem 2018 terá cinco vezes mais detectores de pontos eletrônicos, diz Inep

Faltando mais de 30 dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o Ministério da Educação (MEC) autorizou nesta quinta-feira (27), a distribuição dos 11 milhões de cadernos de provas pelos Correios. Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há 5,5 milhões de inscrições confirmadas.

Os 70 mil malotes das provas saíram nesta manhã por meio de um caminhão lacrado e carros do Exército do 4º Batalhão de Osasco, Grande São Paulo.

De acordo com o Inep, todos os malotes são fechados por um lacre eletrônico e a segurança foi ampliada em cinco vezes esse ano.

“Foi feita uma manutenção de todos os requisitos de segurança e a ampliação em cinco vezes dos detectores de ponto eletrônicos, ampliando assim a garantia igualdade entre os participantes”, disse Eunice Santos, diretora de Gestão e Planejamento do Inep.

A partir desta quinta, as provas já serão encaminhadas aos municípios por via terrestre e aérea. De acordo com o Inep, elas ficam armazenadas nas instalações dos Correios de várias parte do Brasil e depois seguem para os pontos de aplicação.

Pedido de reaplicação
Este ano, uma das novidades é o processo para solicitação de reaplicação do Enem, que agora poderá ser feito por meio da página do participante. Até 2017, esta solicitação era feita por telefone.

“Aquele participante em caso excepcional devidamente comprovado que teve um prejuízo no momento da realização da sua prova, ele terá cinco dias a partir do dia 11 de novembro, para solicitar a reaplicação, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro, somente a última nota é considerada, e não a melhor”, finaliza Eunice Santos.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia