UFRB debate potencial da energia solar em Feira de Semana na Semana Global de Empreendedorismo

O evento é gratuito e acontece hoje, 7, às 18h, no Auditório Espaço Cultural do SESI

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do seu Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), promove nesta quarta-feira, dia 07 de novembro, em Feira de Santana, o II Seminário de Empreendedorismo Social e Sustentabilidade: FEIRA 2030-CIDADE 4.0, com o tema Energia Solar-Fator de Desenvolvimento.

O evento é uma realização do Programa Feira Empreende, UFRB-Feira, Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Integração Inovação e Projetos e faz parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) 2018, que acontece de 05 a 11 de novembro, no Auditório Espaço Cultural do Sesi, localizado no Alto do Cruzeiro, em Feira de Santana.

Nesta edição, será fomentado o tema “Energia Solar como Fator de Desenvolvimento”, considerado um dos pilares do Projeto Estratégico para a cidade de Feira até o ano 2030, com a expectativa de promover um ambiente de negócio para investimentos, capacitação de recursos humanos e popularização da tecnologia.

O evento vai debater, dentre outras questões, o potencial da região para a produção de energia proveniente do Sol, a chamada energia solar. A região de Feira de Santana, por estar localizada em ponto favorável de irradiação solar, é foco de pesquisas para o uso desse recurso natural.

A energia proveniente do Sol é utilizada pelo homem ao longo da história para aquecimento, iluminação e alimentação (via fotossíntese e cadeias alimentares). Mas o uso do Sol como fonte para a produção de eletricidade é relativamente recente, de meados do século 20.

Conforme explica o engenheiro químico Luciano Hocevar, professor da UFRB-Feira, a produção de energia solar é feita através de duas tecnologias. Uma delas é a fotovoltaica, que consiste na conversão direta da luz em eletricidade. A outra é a heliotérmica, que é uma forma de geração termelétrica, na qual um fluido é aquecido a partir da energia solar para produzir vapor.

As duas tecnologias combinadas representam ainda uma parcela pequena da matriz energética global, observa Hocevar, porém, com grande potencial de crescimento e destaque especial pelas perspectivas positivas. “A rápida expansão da capacidade instalada nos últimos anos, atrelada à forte redução de custos, o imenso potencial técnico de aproveitamento, e o fato de não emitirem poluentes durante sua operação, fez com que o mundo voltasse atenção para a energia solar como alternativa de suprimento elétrico”, salienta.

Redução de custos

Hocevar acredita que o aproveitamento da energia solar proporcionará o desenvolvimento do país de forma segura, econômica e com respeito ao ambiente. Traduzindo em números, ele afirma que a capacidade instalada global da energia solar cresceu 40% entre 2010 e 2016, contra 16% da eólica e 3% da hídrica.

“O uso de sistemas fotovoltaicos possibilita a geração distribuída de eletricidade com plantas de pequena e média escalas, instaladas em residências e pontos comerciais, produzindo energia para consumo próprio e despachando o excedente para distribuição na rede do sistema elétrico”, diz.

Para efeito de comparação, o professor cita que a Alemanha, um dos países com maior capacidade instalada fotovoltaica, possui irradiação de 900 a 1.250 kWh/m² (quilowatt-hora por metro quadrado), enquanto a faixa de variação da irradiação do Brasil é de 1.500 a 2.200 kWh/m² em praticamente todo território brasileiro.

UFRB em Feira

A UFRB-Feira foi criada como um Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade. Está voltada para o estudo, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e capacitação de pessoal para gerir os recursos energéticos, gerenciais, materiais, a inclusão e a sustentabilidade.

Localizada na avenida Centenário, bairro SIM, oferece o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade com terminalidades Bacharelados em Engenharia de Energias, de Produção, de Materiais e de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, além dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Educação no Campo.

*Ascom UFRB



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia