Estudantes de São Miguel das Matas serão premiadas em Fortaleza por projeto que incentiva as “Minas nas Ciências”

As estudantes Vitória Oliveira, Iris Silva e Maria Jilvani Santos, todas com 17 anos, do 3° ano do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, no município baiano de São Miguel das Matas, serão premiadas na quarta edição do prêmio Desafio Criativos da Escola 2018, que acontece em Fortaleza, nesta terça-feira (4). As alunas estão entre os 11 projetos selecionados em todo o país com o projeto “Minas na Ciência”, que tem objetivo de divulgar a atuação de mulheres na área científica e incentivá-las a se interessarem pelas Ciências. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado.

Vindos de todos os Estados brasileiros, os 1.654 projetos inscritos no Desafio Criativos da Escola 2018 têm como proposta encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O projeto das alunas da rede estadual de ensino da Bahia se destacou, como os outros dez escolhidos, pelo seu potencial de transformação social e por contribuir para o desenvolvimento da empatia, do trabalho coletivo, da criatividade e do protagonismo estudantil.

Com a seleção, o grupo ganhou, além da participação do evento na capital cearense, a quantia de R$ 500 para a professora responsável, Natália Oliveira, e R$ 1,5 mil para a escola. A professora de Química, Natália Oliveira, orientadora do trabalho, detalha o projeto: “Há uma evidente invisibilidade das mulheres cientistas, daí o objetivo do nosso trabalho de divulgá-las. Com a produção de um vídeo e a criação de um aplicativo, além de jogos da memória, RPG (Role Playing Game) e quebra-cabeça, conseguimos realizar intervenções na escola apresentando a história e o trabalho de pesquisadoras no nosso colégio e em escolas municipais”, relatou.

A estudante Vitória Oliveira fala da sua emoção de representar a Bahia em um evento fora do Estado. “Estamos bastante ansiosas e animadas com a oportunidade de apresentar o nosso trabalho que busca dar visibilidade às mulheres cientistas e incentivar as estudantes a tomarem o caminho da Ciência. Vai ser um momento de muita troca de conhecimentos e aquisição de novos. Vamos levar o nome de importantes cientistas brasileiras, como Sônia Guimarães e Bárbara Carine, para que os participantes do encontro conheçam a relevância de suas contribuições científicas”,

Acesse mais detalhes sobre o projeto:

https://criativosdaescola.com.br/wp-content/uploads/2018/11/MinasCiencia.pdf

Ascom/ Foto: Divulgação/ Criativos da Escola

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia