UNEB amplia cursos de mestrado e doutorado na capital e interior do estado

                        Foto: Divulgação/ UNEB

 

Nos últimos dois anos, a UNEB conseguiu aprovar na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) oito novos programas de pós-graduação stricto sensu, sediados nos campi da capital e do interior do estado.

São cursos de mestrado e de doutorado, acadêmicos ou profissionais:

♦ Doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) – campus de Juazeiro

♦ Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em associação entre a UNEB, UNIVASF e UFRPE – campus-sede a ser definido

♦ Mestrado em Ciências Farmacêuticas (PPGFARMA) – campus de Salvador

♦ Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) – Cepaia/UNEB em Salvador

♦ Mestrado em Estudos Territoriais (PROET) – campus de Salvador

♦ Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (MEPISCO) – campus de Salvador

♦ Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) – campus de Serrinha

♦ Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) – campus de Caetité.

“Ampliamos a pós-graduação de 17 para 25 programas stricto sensu neste curto espaço de tempo, com potencial de aprovação de mais dois cursos, em breve. Isso demonstra o compromisso da gestão da UNEB e de seus professores com a formação qualificada em nível de pós-graduação e com o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e inovadoras para o estado e a região”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski.

Os dois cursos de pós-graduação que devem ser analisados pela Capes brevemente são o de doutorado do Programa de Crítica Cultural (Pós-Crítica), sediado no campus de Alagoinhas, e o Mestrado Profissional em Gestão de Processos Comunicativos e Inovação Social, no campus de Juazeiro.

Também parabenizando a comunidade acadêmica pela aprovação dos cursos, o reitor da UNEB, José Bites, lembra que os novos programas não vão demandar maiores recursos orçamentários da instituição porque foram “bem planejados para aproveitar a infraestrutura, laboratórios e o corpo docente qualificado do quadro efetivo da universidade”.

“Com o atual contingenciamento no orçamento das universidades estaduais, por força da crise nacional que atinge o estado, devemos continuar avançando em nossas ações universitárias sempre que possível otimizando os recursos já disponíveis”, assinala o reitor.

*Ascom Uneb



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia