Uneb registra participação de 33.108 inscritos no 1º dia de provas

Candidatos iniciaram, na manhã de hoje (2), as provas do Vestibular UNEB 2019 em clima de tranquilidade, na capital e no interior do estado.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação.

Após leitura de trecho do texto “Políticas da Diversidade em Portugal” e visualização da obra “Operários”, de Tarsila do Amaral, os participantes foram convidados a desenvolverem uma redação dissertativa com apoio da frase: “Ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a própria identidade” (Dimos Iksilara).

Participaram deste primeiro dia 33.108 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 14,78% (5.744), significativamente inferior ao verificado na primeira data dos vestibulares anteriores: 2018 (17,8%), 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%).

Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame. Aproximadamente 2.800 profissionais estão trabalhando para garantir a realização do certame.

As provas estão sendo aplicadas em 25 estabelecimentos da capital e 64 do interior do estado, contemplando as 25 cidades onde a universidade vai ofertar cursos.

O reitor da UNEB, José Bites, o vice-reitor, Marcelo Ávila, o secretário especial de Relações Interinstitucionais (Seai), Marcelo Lemos, e a coordenadora geral do projeto Universidade para Todos na instituição (UPT/UNEB), Simone Wanderley, visitaram os Colégios Estaduais Deputado Manoel Novaes (Canela) e Almirante Barroso (Paripe) para desejar êxito aos candidatos e acompanhar de perto a aplicação das provas.

Processo seletivo segue nesta segunda (3)

Amanhã (3), serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração máxima de 4h, conforme estabelece o edital de convocação.

Por motivo de segurança, os gabaritos dos dois dias do certame só serão divulgados na próxima quarta-feira (5). O resultado final deverá ser publicado a partir do dia 18 de janeiro.

No Vestibular UNEB 2019, os candidatos concorrem a 4.074 vagas distribuídas em opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 24 cidades baianas, com entrada nos semestres 2019.1 e 2019.2.

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (429 candidatos/vaga, com entrada no 1° semestre; e 197 candidatos/vaga, com entrada no 2° semestre), Direito (99/vaga) e Nutrição (55/vaga).

Já no interior, a procura foi maior pelos cursos de Medicina Veterinária (33/vaga), em Barreiras, e de Direito nos campi de Juazeiro (27/vaga) e Paulo Afonso (25/vaga).

Fonte: Ascom Uneb



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia