Bibliotecas públicas de Itaparica e Salvador oferecem atividades gratuitas em programação do ‘Março Mulher’

Foto Elói Corrêa GOVBA
Foto Elói Corrêa GOVBA2
Foto Elói Corrêa GOVBA3
Foto Elói Corrêa GOVBA4

Ao longo do mês de março, sete bibliotecas públicas do estado instaladas em Salvador e Itaparica recebem ações do projeto Março Mulher. A inciativa oferece mais de 30 atividades gratuitas e abertas ao público em geral.

A programação, que conta com palestras, oficinas, artes visuais, eventos, cine vídeo e contação de histórias, está disponível no site da Fundação Pedro Calmon (www.fpc.ba.gob.br), responsável pelo projeto que segue até o final deste mês. Entre os temas das atividades, serão abordadas questões relativas à mulher em privação de liberdade, a mulher surda no mercado de trabalho, violência contra a mulher na terceira idade, gravidez na adolescência, entre outros.

Todas as propostas do evento e ações que integram o projeto têm como foco enaltecer o papel da mulher na sociedade.

Na Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizada nos Barris também está montada a exposição ‘Não quero flores, quero respeito’. A mostra traz apresentações de livros, revistas e cartazes sobre personalidades femininas marcantes na luta pela igualdade de direito entre os gêneros, além da Exposição discográfica: Cantoras Brasileiras, que traz discos de cantoras da MPB, com suas histórias e trajetórias.

Também na Biblioteca Central do Estado, o público que visitava a biblioteca na manhã desta terça-feira, (12) recebeu o Dia de Beleza. A ação levou estudantes de um curso de design de sobrancelhas para oferecer atendimento gratuito ao público que estava no local.

A coordenadora de produção cultural da biblioteca, Sílvia Dias, comenta que ação proporciona aprendizado as pessoas que participam. “As pessoas saem daqui com o brilho renovado e com um novo aprendizado. Enquanto as estudantes aplicam a técnica que aprenderam, elas também explicam como é feito o processo. Com isso, as pessoas podem fazer em casa. A intenção é trazer autoestima, mostrando que a biblioteca não é só um espaço de empréstimo de livros, mas sim um conjunto de ações culturais”.

Além disso, o espaço recebe a partir da tarde desta terça, o projeto de inclusão ‘Massagem às cegas’, no qual pessoas com deficiência visual oferecem o serviço de massagem. A atividade será realizada durante três dias.

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia/ Fotos: Elói Corrêa/GOVBA


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia