Aplicativo de alunos da UFRB explica culturas do amendoim e do cacau

Um aplicativo de fácil utilização, disponível gratuitamente no Google Play, chamado de Agricultura Facilitada, produzido por estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), fornece informações sobre as culturas de amendoim e de cacau. A plataforma foi desenvolvida como projeto da disciplina Extensão Rural.

As informações sobre a produção de amendoim são de autoria do Grupo de Pesquisa Manejo de Plantas e Ecossistemas Neotropicais (MapeNeo), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, em formato de artigos científicos.

Em um dos artigos, o MapeNeo coletou amendoins de pequenos produtores do Recôncavo da Bahia, localizados em sete municípios e fez uma avaliação morfológica e produtiva. Os artigos sobre a cultura do amendoim podem ser lidos resumida ou integralmente na tela do celular ou se pode fazer download.

Telas do aplicativo Agricultura Facilitada.Telas do aplicativo Agricultura Facilitada.

O aplicativo explica a  cultura e o aproveitamento do cacau – planta estimulante. Das sementes após fermentação, transformam-se em amêndoas, das quais se produzem o cacau em pó, a manteiga de cacau e o chocolate. Envolvendo as sementes, encontra-se a polpa da qual se produz sucos, refrescos e geléias. E da casca, extrai-se a pectina, que se transforma em ração animal, após processamento mecânico ou com transformações biológicas, pode ser usada como fertilizante orgânico.

O aplicativo disponibiliza informações agronômicas sobre os principais nutrientes para as plantas: Zinco, Selênio, Potássio, Nitrogênio, Níquel, Molibdênio, Manganês, Fósforo, Ferro e Cobre, baseadas na série de fichas Nutri-fatos desenvolvido pela International Plant Nutrition Institute (IPNI).

O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes Fabrício Oliveira Paula Oliveira; Murilo Santana de Jesus e  Igor Vila Verde Nascimento, sob a orientação do professor Fábio Botelho, que ministra a disciplina Extensão Rural do curso de Agronomia.

Próxima etapa

Segundo os estudantes, o objetivo do aplicativo é facilitar ao máximo o cultivo do amendoim, do cacau e de outras culturas. A próxima fase é a implantação de dados sobre a cultura da uva e o cultivo de mel da região de Santa Teresinha (BA).

Baixe o aplicativo Agricultura Facilitada no Google Play.

Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia