Bolsonaro não pediu para ler Enem 2019, ressalta presidente do Inep

Foto: : Ana Carolina Moreno / G1

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) não pediu ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para conferir a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A confirmação foi feita pelo novo presidente da entidade, Elmer Coelho Vicenzi.

 

“Não foi [feito] pedido ao Inep, de nenhuma autoridade superior — ministro da Educação ou presidente — para ler a prova”, ressaltou Vicenzi ao participar de uma audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14), segundo informações do G1.

 

A declaração é relevante porque ao criticar uma das questões do Enem 2018, o então presidente eleito disse que tomaria conhecimento do conteúdo antes de a prova ser distribuída (saiba mais aqui). Além disso, em março, o Inep publicou uma portaria criando um grupo que faria uma “leitura transversal” do exame, a fim de “verificar a sua pertinência com a realidade social”.

 

De acordo com a publicação, na Câmara, Vicenzi também disse que fará “obediência normativa” a pedidos de Bolsonaro; que nenhuma questão ou tema foram vetados; que o tema da redação não está definido; que o cronograma será mantido; que falta um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) para a contratação da nova gráfica; e que o Ideb só poderá ser alterado para incluir escolas de formação profissional.

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia