Mais Infância aborda importância dos espaços de leitura

Foto Alberto Coutinho GOVBA3
Foto Alberto Coutinho GOVBA2

 

Professores e gestores de creches comunitárias de Salvador e do interior do estado participaram do 4º encontro mensal de 2019 do Programa Mais Infância, realizado na manhã deste sábado (18), no Teatro Caetano Veloso, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) tem o objetivo de capacitar os profissionais em temas pedagógicos, melhorando o desempenho na gestão das instituições e nas salas de aula.

Cada edição aborda um tema pedagógico específico. “Nesta edição a gente está trabalhando a questão da formação de leitores desde a educação infantil. O encantamento pelo livro, a necessidade que as creches têm de um espaço de leitura. Ainda não é uma leitura da palavra, a leitura da escrita, mas é uma leitura de imagem, do mundo e é importante que desde cedo as crianças tenha contato com o livro”, afirmou o superintendente da Secretaria de Educação, Manoel Calazans.

Na abertura, o evento também contou com apresentações culturais dos alunos da Associação Dom Bosco, no bairro de São Cristóvão que também prestaram homenagens a pais e professores, e do Projeto Giovani Ribeiro, da Associação Solidários pela Vida, do São Gonçalo do Retiro, que levou para o público performances que resgatam a identidade afrobrasileira.

Creches do interior

Das mais de 200 instituições participantes, há representantes do interior do estado que participam mensalmente dos encontros. O coordenador de Educação Infantil, Fabíolo Aguiar, vem todo mês de Mucugê, na Chapada Diamantina para a capacitação. “A gente vem de tão longe porque vale a pena. A educação tem sido a arma ainda usada como desafio para o nosso país. Eu saio daqui rico em informações e lá eu realizo formações continuadas para toda a equipe”, declarou Fabíolo, que trabalha com mais de 500 alunos e atende cerca de 40 professores na creche comunitária do seu município.

O Mais Infância é voltado para a promoção de ações que melhoram a integração e a socialização das crianças de 0 a 6 anos. Além da qualificação profissional dos professores e gestores o projeto idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, também promove o cuidado com os pequenos e contempla a reforma física de creches, acompanhamento pedagógico e ações culturais.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia