Secretaria da Educação do Estado e MEC dialogam sobre o fortalecimento da Educação Básica na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou um encontro, nesta quarta-feira (14), com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Jânio Carlos Macedo, para discutir ações em conjunto e voltadas ao fortalecimento da Educação Básica na Bahia. A atividade aconteceu na sede da SEC, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, mas o convite foi feito pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a partir da agenda do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que está sendo realizado, até sexta-feira (16), na Costa do Sauípe, na Bahia.

O encontro contou com a participação de gestores e técnicos da SEC, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), de representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e de gestores escolares. Na oportunidade, dirigentes da SEC fizeram uma apresentação sobre o Sistema Estadual de Educação, com foco nas políticas, no financiamento e na gestão. Também destacaram ações estratégicas que estão em curso para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, que envolvem desde o Currículo Referencial da Bahia, a avaliação, o monitoramento e a formação de professores, até os insumos e a infraestrutura escolar. Ainda foram feitos relatos de experiências bem-sucedidas na rede estadual de ensino da Bahia, como por exemplo, o regime de colaboração que vem sendo construído na Bahia, o fomento ao protagonismo estudantil, a partir da integração de diferentes projetos de arte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo, além do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância deste diálogo. “A gente apresentou para o secretário do MEC os nossos eixos estruturantes da aprendizagem da Bahia e confrontamos o que a gente já está fazendo, que por ventura  o MEC vai fortalecer ou ainda não botou a lupa, e ele pediu para que a gente pudesse levar as boas práticas da Bahia no campo da aprendizagem, mas, também, ele trouxe informações que são passiveis de aperfeiçoarmos ou ampliarmos as nossas possibilidades de relação com a Secretária Nacional de Educação Básica”, afirmou.

Jerônimo ressaltou os desdobramentos da agenda. “Saímos com uma agenda de trabalho. Nossas equipes técnicas farão os desdobramentos sobre o que combinamos aqui, a exemplo de um programa de formação continuada de professores, de uma agenda da Universidade Aberta (UAB) que ele vai intermediar e nos ajudar num diálogo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e tratamos da vinculação mais forte do Ensino Médio, puxando cada vez mais o itinerário formativo da Educação Profissional. Portanto, acho que é uma agenda gratificante e, naturalmente, que a Bahia fica muito honrada em estar recebendo nos nossos gabinetes o secretário nacional que está se dedicando com foco no alinhamento conosco da Educação Básica no Estado da Bahia”, afirmou.

O secretário Jânio Carlos Macedo fez uma exposição sobre o planejamento estratégico da pasta, que, segundo ele, foi construído com a participação de entidades representativas, como o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), dentre outras organizações. Ele também citou o aumento da carga horária do novo Ensino Médio e dos novos itinerários formativos para o Ensino Médio em Tempo Integral e destacou a agenda construída com a SEC. “A partir desta conversa, a gente pode materializar o trabalho sério que o secretário Jerônimo vem fazendo aqui, bem como as estratégias que ele vem empreendendo e, principalmente, a gente colocar o MEC e a Secretaria da Educação da Bahia em uma parceria mais próxima, para que a gente possa trocar as boas experiências, tanto do MEC quanto daqui da Educação da Bahia, e, através dessa parceria, desenvolver um trabalho que seja mais perene em benefício da educação brasileira como um todo”, afirmou.

Fotos: Josenildo Almeida Jr / Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia