Bahia é o segundo pior estado em número de abandono de estudantes no Ensino Médio

Foto: Agência Brasil

 

A Bahia volta a ficar entre as piores posições Ranking de Competitividade dos Estados de 2019 e aparece apenas na 20ª posição, com o oitavo pior resultado do país. Já no índice de abandono do Ensino Médio, o estado é o segundo pior, com média de 15,3, atrás apenas de Sergipe. No abandono do Ensino Fundamental a posição se repete e o estado fica com nota 30,6, atrás de Roraima.

O estudo, que é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e dá nota aos estado (de 0 a 100), leva em consideração dez pilares: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.

A educação do estado também obtém média baixa, se comparada aos demais estados. Em uma escala de 0 a 100 pontos, atingiu 36,5 e teve a quarta pior nota do nordeste. No entanto, no comparado com 2018, o estado subiu duas posições, apesar de ter a pontuação reduzida, antes de 37,7.

No ranking da melhor avaliação na educação quem lidera é São Paulo (86,4), seguido de Santa Catarina (74,4) e Distrito Federal (71,8). Já na outra ponta estão Acre (30,2), Maranhão (31,2) e Pará (34,1). Nesta área, vale lembrar que o ensino médio na Bahia foi considerado o pior do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em 2018.

Ao analisar todos os pilares estabelecidos pelo CLP, os piores resultados da Bahia são em potencial de mercado, educação e inovação. Neste último, o estado teve nota de 8,4 e aparece com a segunda pior posição, à frente apenas do Maranhão. Em potencial de mercado, a Bahia é o terceiro pior estado, sendo superado apenas por Acre e Maranhão.

A posição do estado também caiu em segurança pública, área em que a Bahia se mantém entre há anos entre os líderes nos índices de violência. No ano passado, o estado era o 21º colocado, passado para o 22º lugar em 2019.

Dados do Atlas da Violência, divulgados em junho deste ano, apontam que o estado continua na liderança do ranking de homicídios no país e, levantando em conta os números absolutos, foram 7.487 casos registrados em 2017, ano mais recente considerado pela pesquisa.

 

BNews



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia