Caso de britânica que sangra pelos olhos intriga médicos e desafia busca por diagnóstico

Aos 14 anos de idade, Marnie-Rae Harvey começou a ter tosses fortes e notou que saía sangue por sua garganta quando isso acontecia. Três anos depois, ela convive com um problema ainda maior: o sangue agora sai pelos seus olhos, pelo nariz, pela gengiva, língua e até pelo couro cabeludo.

Apesar de já ter visitado vários especialistas entre ginecologistas, neurologistas e especialistas em hematologia -, nenhum deles conseguiu fazer um diagnóstico preciso.

“Começo a sentir uma queimação e depois o sangue cobre as pupilas dos meus olhos e eu não consigo ver mais nada”, disse ela ao Newsbeat, da BBC.

O drama começou em março de 2013, quando o sangue vinha com a tosse. Depois, continuou pelos anos seguintes até que ela acordou, em uma noite em julho de 2015, com o rosto coberto de sangue. Estava saindo pelos seus olhos.

Os pais de Marnie-Rae chamaram uma ambulância. “Os paramédicos ficaram chocados, porque nunca tinham visto nada parecido antes”, ela explica.

“Quando cheguei ao hospital, eles examinaram meus olhos, mas disseram que estava tudo normal.”

“Eles sangram e meu rosto fica coberto com sangue, mas depois, em segundos, simplesmente passa e volta tudo ao normal. Eu fiz exames de sangue e eles também não apontaram problemas.”

Por mais duas semanas, os olhos dela continuaram sangrando todos os dias.

“Aí eu fui a uma loja e os meus dois olhos começaram a sangrar e tivemos que chamar a ambulância de novo.”

Marnie-Rae já fez inúmeros exames, viu diversos especialistas e descobriu que tem um “sistema imunológico fraco”, mas nada além disso.

Hemolacria é o termo médico para lágrimas de sangue – mas é algo muito raro.

As causas podem incluir lesões, problemas de coagulação e desgaste disfunções da glândula – mas Marnie-Rae fez testes para tudo isso e os resultados não mostraram nenhuma alteração.

SANGRAMENTO

O sangue continuou, e a jovem conta que precisou parar sua vida por causa disso. “Não pude terminar o colégio e agora não posso ir para a faculdade.”

Ela disse que não se sente com energia para as atividades diárias e sofre de tonturas. Seus ombros e ossos também ficam frequentemente doloridos.

“As pessoas ficam me encarando e eu nem consigo andar muito sem me sentir mal. Eu estava no hospital outro dia e as pessoas estavam tentando tirar fotos do meu rosto e diziam coisas com expressões de nojo.”

Recentemente, o problema piorou.

“Nos últimos 12 dias, tem sangrado sem parar, e quando começa é de uma vez. Normalmente sangra por cinco minutos, depois para por uma hora, mas agora há sangramentos que duram meia hora, depois param por cinco minutos e voltam. Eu tenho que me levantar durante a noite a cada cinco minutos.

SOLUÇÃO

Depois de pensar que se tratava de uma doença sanguínea, agora os médicos investigam se Marnie-Rae tem endometriose. Por conta disso, diz ela, “tomei uma injeção chamada Prostap 3 para meu útero parar de funcionar”.

Os médicos disseram a Marnie-Rae que há 60% ou 70% de chance de a injeção torná-la infértil no futuro. “Eu fico um pouco chateada com isso, mas eu só quero resolver este problema logo”, diz.

A jovem tem até a metade de abril para descobrir se isso funcionou – mas será que ela já está otimista?

“Não, porque a injeção faz com que você passe pelos sintomas da menopausa, então agora eu tenho sentido mudanças de humor, suor e etc., mas ainda estou sangrando.”

Futuramente ela será encaminhada a um dermatologista, mas não acha que seu problema tenha relação com a pele.

“Quando eu fico menstruada, o sangramento piora muito. Os ginecologistas dizem que continuarão com os testes para tentar identificar o problema.”



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia