Papa lava pés de muçulmanos em ritual antes da páscoa

O papa Francisco lavou e beijou os pés de 12 pessoas, a maioria refugiados de diversas religiões, no tradicional ritual de lava-pés, ocorrido nesta quinta-feira (24). Os pés de três muçulmanos foram lavados. De acordo com a Gazeta do Povo, durante o evento, que ocorre todos os anos logo antes da Páscoa, o pontífice pediu a união entre as religiões.

“Todos nós – muçulmanos, hindus, católicos, coptas, evangélicos – somos irmãos, filhos do mesmo Deus que quer que vivamos em paz, integrados”, discursou o Papa em Caltelnuovo di Porto, uma pequena cidade ao norte de Roma.

Francisco ainda condenou os ataques do Estado Islâmico em Bruxelas, que deixaram dezenas de mortos e centenas de feridos na última semana. Ele apontou a indústria de armamentos como uma das responsáveis pelos atos.

“Três dias atrás, houve um gesto de destruição em uma cidade da Europa, realizado por pessoas que não querem viver em paz”, declarou. “Por trás deste gesto, estão os fabricantes e os traficantes de armas, que querem sangue, não paz, que querem guerra, não irmandade”.

A cerimônia de lava-pés, antes de Francisco, era realizada em uma das basílicas de Roma e só contava com homens católicos. Depois da eleição do pontífice argentino, mulheres e outras religiões passar a participar do ato. (Notícias ao Minuto)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia