Homem foge da cadeia e deixa irmão gêmeo no lugar

Um prisioneiro que havia fugido da cadeia e deixado o irmão gêmeo em seu lugar foi recapturado pelas autoridades do Peru. Condenado por abuso sexual de crianças e roubo e conhecido como “Vaporito”, Alexander Jheferson Delgado Herrera havia escapado e deixado o parente na cela. Ele permaneceu à solta por mais de um ano.

Segundo as autoridades peruanas, Alexander aproveitou uma visita do irmão, Giancarlo Stuard, em janeiro do ano passado, para drogá-lo e pegar suas roupas. O detento assumiu a identidade do parente, então apagado, e saiu a pé da penitenciária de Lima. A troca só foi confirmada após a coleta das impressões digitais.

Enquanto o irmão se passava por ele, em liberdade, Giancarlo permaneceu preso e foi investigado por supostamente colaborar com o plano de Alexander. A apuração policial, porém, mostrou que ele foi vítima da armação. A recaptura envolveu a Divisão de Investigação de Sequestros e a Polícia Nacional.

“Produziu-se a recaptura de um estuprador que, em 10 de janeiro de 10, saiu de Pedras Gordas sendo substituído por seu irmão. Este parente ficou detido em vez dele, mas hoje Delgado Herrera foi detido”, explicou o ministro do Interior, Vicente Romero.

Alexander foi recapturado após 13 meses de fuga, na cidade de Callao. O ministério conseguiu informações sobre o paradeiro do detento após anunciar uma recompensa equivalente a R$ 20 mil. O peruano, condenado a 16 anos de cadeia, deve ser encaminhado a uma penitenciária de segurança máxima.

À mídia local, o detento explicou que planejou a fuga “porque estava desesperado para ver a mãe”.

*O Globo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia